Facilitar o acesso aos dados socioeconômicos, ambientais e cartográficos do Maranhão. Com esse objetivo, o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) apresenta o novo site institucional do órgão.
Com interface mais intuitiva e ferramentas mais completas de acesso, o novo site conta com informações estatísticas, mapas, pesquisas e boletins periódicos produzidos pela equipe do Instituto com informações aprofundadas sobre a realidade econômica, social e cultural do Maranhão.
“Este é um excelente momento para o lançamento do novo site, que vem mais amigável, facilitando a organização e a busca do conteúdo. Parabenizo a equipe envolvida com este Produto, que é a nossa porta de comunicação com a sociedade. O novo site disponibiliza importantes lançamentos do Instituto, como o Diagnóstico Avançado do Plano Mais IDH, e abrigará, em breve, o Boletim de Conjuntura Maranhense, entre outras novidades”, destaca o presidente do Instituto, Felipe de Holanda.
Além do vasto conteúdo disponibilizado na página da instituição, a equipe de Tecnologia da Informação do Imesc está desenvolvendo uma base de dados que permitirá ao usuário construir mapas temáticos com os dados e informações específicas de seu interesse.
 “Construímos o site do Imesc com recursos humanos e financeiros próprios. Ele atende uma parte da demanda por informações sobre o nosso Estado que recebemos todos os dias. Estamos trabalhando no desenvolvimento de ferramenta que dará ao usuário a liberdade para construir mapas com informações específicas de seu interesse. Se um determinado usuário desejar visualizar no mapa do Estado, a quantidade de municípios maranhenses atendidos por Sistema de Abastecimento de Água, ele poderá montá-lo usando a plataforma, por exemplo”, explica a diretora de Comunicação e Disseminação de Dados, Lígia Teixeira.

Mapas, estudos e pesquisas

Entre as novidades do novo site do Imesc, os maranhenses poderão baixar dezenas de mapas temáticos sobre aspectos físico-ambientais, regionais e socioeconômicos do Maranhão, além das dezenas de estudos produzidos pelo instituto nesses dez anos de existência, todos disponibilizados gratuitamente.

Processos de limites territoriais

Os processos de estabelecimento de divisas territoriais em andamento agora podem ser consultados no site. O usuário poderá visualizar os estudos técnicos e o status legal dos processos para estabelecimento de limites entre os municípios.
Para Lígia Teixeira, as informações disponibilizadas no novo site do Imesc constituem-se como importante processo de construção da cidadania por meio do acesso às informações valiosas sobre a realidade do Maranhão: “Durante muito tempo o Maranhão foi um Estado virado de costas para si mesmo. Conhecer a nossa realidade é parte de um processo que ajuda a municiar os cidadãos na participação mais ativa pela conquista de direitos básicos”, concluiu.
O site do Imesc pode ser acessado no endereço eletrônico www.imesc.ma.gov.br