Secretário João Bernardo Bringel durante reunião com técnicos e gestores da Seduc

São Luís - Com o objetivo de socializar e apresentar sugestões para implantação de uma nova proposta organizacional para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), técnicos e gestores do órgão se reuniram, nessa segunda-feira (12), no auditório do Sesc, no Olho d’Água. A ação faz parte do projeto de cooperação técnica firmado entre Governo do Estado, Ministério da Educação (MEC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O projeto de cooperação técnica tem como foco 20 ações para melhoria da realidade educacional do estado. Nesta ação, a proposta consiste em trabalhar a estrutura organizacional da Seduc desde o desenho do organograma até a implementação de funções e papéis no âmbito da rede educacional.
“A educação deve ter a função social de dar respostas com mais eficiência à sociedade. Cada estrutura tem um papel diferenciado a cumprir e, juntas, possibilitam a oferta de uma educação de qualidade”, enfatizou o secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel.
Durante a reunião técnica, as equipes apresentaram ao secretário de Educação o resultado dos trabalhos realizados pelos grupos participantes do projeto com o Pnud. As colaborações feitas nesse encontro serão avaliadas para posterior finalização das ações, o que deve ocorrer até o fim deste mês.
Para Maria Bandeira de Melo Silva, da equipe de coordenação gerencial do projeto, o momento é de agregar opiniões e sugestões. “Estamos empenhados na etapa de colher sugestões e novas ideias que contribuam para a mudança do processo de educação”, afirmou.
Segundo Fernando Mitoso, gestor da Unidade Regional de Educação (URE) de Pinheiro, a reestruturação da rede estadual é um momento muito importante. “Esse é um momento extremamente importante que visa reestruturação de toda a rede estadual de ensino e já tem ações em prática, como a cooperação mútua entre estado e municípios”, destacou.
Após sua discussão e finalização, a nova proposta de estrutura organizacional da Seduc será apresentada à governadora Roseana Sarney.