O UNCDF (sigla em inglês para Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para os Bens de Capital) da Ásia-Pacífico participou do lançamento da publicação do ESCAP centrado no crescimento de Baixo Carbono Verde para os policy makers. Foi o lançamento da publicação “Guia do crescimento de baixo carbono para a Ásia e o Pacífico – LCGG”. A publicação eletrônica foi criada e lançada pela Comissão Econômica e Social para a Ásia e o Pacífico (ESCAP) da ONU (ESCAP), com apoio financeiro da Agência de Cooperação Internacional Coréia (KOICA).
Com a Rio+20 chegando, a ESCAP e o UNCDF desenvolveram as contribuições para o estabelecimento de Crescimento de Baixo Carbono Verde. Dentro da Rio+20, que ocorrerá durante todo o mês de junho, no Rio de Janeiro, o UNCDF da Ásia-Pacífico vai apresentar os seus programas globais Local e Clean Start. Os projetos procuram enfrentar globalmente o desafio crescente de adaptação às mudanças climáticas e a mitigação nos países menos desenvolvidos. Por um lado, a instituição local estabelece um modelo inovador de subfinanciamento nacional de adaptação às alterações climáticas e, por outro lado, a Clean Start promove o desenvolvimento e a adoção de soluções de energia limpa através de produtos e serviços de microfinanças, inicialmente por cinco etapas em que os policy makers da região são incentivados a alavancar uma agenda de crescimento verde, com esperança de ter uma economia viável Verde.
As etapas são as seguintes: Melhorar a qualidade do crescimento e maximizar a rede de crescimento; Alterar a estrutura invisível da economia: diminuindo as lacunas entre as eficiências econômicas e ecológicas; Alterar a estrutura visível da Economia: Planejamento e Projeto de uma infraestrutura eco-eficiente; Tornar o “Verde” em uma oportunidade de negócios; Formular e implementar estratégias de baixo carbono para o Desenvolvimento.
A extensa publicação pretende servir para policy makers dos Estados-membros no reposicionamento na agenda de crescimento, para um futuro econômico e ambientalmente sustentável para todos nós. Quem viver verá. Estaremos no Rio de Janeiro presente nas discussões deste e de outros documentos importantes na Rio +20
PECÊ é professor e ambientalista
Email: pecesocinfo@ibest.com.br
pececonsultoria2gmail.com
Comentários