Por André Gomes
O médico neurocirurgião Ulysses de Oliveira fez especialização na Alemanha e Coreia do Sul, em cirurgia endoscópica, que trata dos problemas da coluna. Ulysses de Oliveira é o pioneiro nesse tipo de cirurgia no Norte e Nordeste. O médico nasceu e cresceu em Imperatriz, filho do ex-fotógrafo e ex-empresário do ramo de farmácia, Antonio Guimar, e Maria Lina de Oliveira Sousa. Ulysses de Oliveira, que fixou residência em Belém-PA, trabalha em vários hospitais, como o Barros-Barreto, Hospital da Universidade Federal do Pará, trabalhando como médico assistente do quadro de ensino de extensão e pesquisas, médico preceptor de residência de neurocirurgia da UEPA - Universidade Estadual do Pará.
Ulysses de Oliveira se destacou desde quando fez a primeira cirurgia endoscópica em Belém. O neurocirurgião realiza a técnica que consiste em um procedimento minimamente invasivo em pacientes com doenças degenerativas na coluna vertebral. Essa é uma técnica nova de tratamento, que passou a ser referência nesse tipo de tratamento de coluna. Com seu alto conceito pelo que faz, é o único que tem essa especialização no Brasil e vem fazendo a diferença no tratamento de coluna.
Seria muito bom que o governador do Maranhão ou o prefeito de Imperatriz conseguisse trazer esse grande profissional para trabalhar em Imperatriz e atender à região tocantina, mas dificilmente ele viria para sua terra natal, até porque já está enraizado em Belém, onde é reconhecido e respeitado em cirurgia endoscópica. Mas seria uma boa pedida, porque não temos médico com essa especialização no Maranhão.
Comentários