ESAÚ MORAES
O sorriso largo e simpático e a roupa cor-de-rosa dão o tom da conversa. Filha do guitarrista Pepeu Gomes e da cantora - e agora pastora - Baby do Brasil, Nãna Shara iniciou no meio artístico bem cedo e conta sobre a mudança radical que sofreu nos últimos 11 anos, desde quando se tornou evangélica. Convertida no ano de 2002, a ex-integrante do SNZ - grupo que formava com as irmãs, Sarah Sheeva e Zabelê - é casada com Cláudio Brinco e, juntos, são líderes do "Ministério Brinco & Nãna Shara", que realiza vários congressos, especialmente para jovens, no Brasil e no mundo. O último aconteceu em Imperatriz, nos dias 6 e 7 de dezembro, e reuniu mais de mil pessoas.
A principal mensagem pregada por Nãna e o marido é sobre santidade nos relacionamentos amorosos e cura das feridas da alma. "Nós pregamos uma palavra que, muitas vezes, traz confronto. Mas nós entendemos que sem confronto não há cura. E Deus precisa nos curar todos os dias, porque a nossa alma é extremamente traiçoeira", explica ela, que também é líder na Igreja Celular Internacional (ICI), em Copacabana, Rio de Janeiro. Para receber essa cura, a ex-SNZ reforça que é necessário abrir mão da própria vontade.
"Buscamos viver um Evangelho que contraria o nosso querer, porque a Bíblia diz claramente que Jesus falou: 'Aquele que quiser me seguir tome a sua cruz, morra para si mesmo, renuncie a sua vontade para que seja feita a vontade de Deus'". Esses temas são abordados no seminário intitulado "Firmados na Rocha", que costuma reunir centenas de jovens cristãos e até não cristãos. "É um congresso que traz um confronto para que nós não vivamos uma vida de crente de fachada, de aparência, mas que ouçamos e pratiquemos a palavra [de Deus]", define a conferencista, esclarecendo que a "Rocha" representa Jesus Cristo, cujo ensino eles se baseiam.
Namoro santo
Corte, amizade especial, namoro de crente ou namoro santo. São muitas maneiras de definir o padrão de relacionamento, fundamentado nos princípios bíblicos, ensinado por Nãna. Casada há oito anos com Brinco, ela conta o próprio testemunho como prova de que é possível viver um namoro diferente do que as pessoas estão acostumadas. "Nós ensinamos aquilo que vivenciamos e acreditamos que é o caminho da bênção. Vamos fazer oito anos de casados este mês e, antes disso, ficamos um ano e oito meses no compromisso, um relacionamento em santidade".
Nesse tipo de namoro, a pregadora ensina que o casal só começa a manter relações sexuais depois do casamento. "É você estar junto de uma pessoa orando, sem ter relações sexuais, até a hora de casar. Durante todo esse processo, muita oração, muito jejum e muita consagração, buscando ao Senhor para ouvir a voz dele, porque tem pessoas que vivem um relacionamento desse e, de repente, Deus fala que não é a pessoa que vai viver para o resto da vida", complementa.
Depois de ter sofrido muitas decepções amorosas, como ela mesma revela, Nãna optou por esse modo de se relacionar. "Passamos [Brinco e ela] por essa experiência a fim de ouvir a voz de Deus e saber se nós éramos um para outro". Segundo a evangélica, eles foram muito recompensados pela decisão que tomaram. "A nossa história foi trilhada por renúncias e vitórias, porque fidelidade tem recompensa. Cremos que há uma recompensa de Deus para aqueles que pagam o preço. Existe realmente uma colheita diferenciada para aqueles que escolhem viver a vontade de Deus", declara.
É a partir desse exemplo que a congressista espera influenciar os jovens a viverem um namoro diferente do que, segundo ela, é ensinado pela televisão, internet, escolas e amizades. "Nós ensinamos isso para a juventude, em meio a um mundo extremamente promíscuo e pornográfico, que são os tempos de hoje. Os jovens estão sendo ensinados que pecar é algo normal e, na verdade, a Bíblia fala que o pecado nos traz morte espiritual, traz separação entre nós e Deus", adverte Nãna.
E ela garante que é possível ter um relacionamento santo até a hora de casar e, de acordo com Nãna, ninguém morre se ficar sem sexo por um tempo. "Pelo contrário, é a maior prova de amor os dois estarem juntos sem ter relações sexuais até a hora de casar. É porque querem ficar juntos para sempre e não estão interessados só no ato sexual, estão interessados em ser companheiros, melhores amigos. Porque o que sustenta um casamento não é a relação sexual e sim a aliança com Deus", conclui a pregadora, acrescentando que o envolvimento com Brinco começou com uma amizade, para então se casarem. "Então, se você tem um relacionamento que a prioridade é fazer sexo, você está construindo o seu relacionamento sobre a areia".
Mudança radical
Para chegar a todas essas conclusões, Nãna conta que precisou vivenciar um processo de conversão. Isso começou depois que ela e as irmãs já haviam feito muito sucesso com o grupo SNZ e, quando a banda chegou ao fim, a evangélica confessa que passou a buscar a realização pessoal em relacionamentos. "Comecei uma busca muito desesperada por me realizar emocionalmente. Fui uma pessoa muito machucada por decepções amorosas e o meu maior sonho era casar. Eu queria viver um relacionamento para sempre, mas eu achava que isso não existia", compartilha, com os olhos cheios de lágrimas.
Foi por meio da irmã mais velha, Sarah Sheeva - a primeira a se tornar evangélica na família - que Nãna enxergou a possibilidade de uma mudança. No começo, ela não acreditava muito no que Sarah pregava. "Eu viajava com ela fazendo shows e ela via a minha tristeza, ela orava e jejuava por mim e pregava para mim. Eu falava: 'Você tá ficando louca! Você virou fanática, não existe isso que você tá pregando'", lembra. Ainda assim, a ex-SNZ conta que as palavras da irmã ecoavam em seus pensamentos sempre que ia dormir. "Eu sonhava que aquilo que ela estava pregando para mim fosse verdade. Mal sabia eu que era possível, desde que eu me rendesse ao Senhor Jesus".
Mais tarde, Nãna visitou a igreja que Sarah frequentava e lá mesmo se converteu. "Achei que, a partir daquele momento, minha vida ia mudar para sempre. Mas eu não entendia a parte que cabia a mim, que era obedecer a Deus. Até que chegou um determinado momento em que eu me rendi completamente. Eu disse: 'Preciso dizer não para o pecado e viver em consagração e santidade'. Decidi me converter radicalmente". Dois anos depois, Nãna conheceu Brinco e começou a pregar para ele, sem saber que, futuramente, seriam marido e mulher. "Ele se rendeu ao Senhor e largou tudo o que ele vivia. E, para a glória de Deus, nós temos muito mais que um casamento, nós temos um ministério juntos", comemora.
Antes de finalizar a entrevista, Nãna quis deixar uma mensagem para todos os leitores. "Não importa o tanto que você sofreu e se você fez doutorado em decepções amorosas. Importa que, se você se render a Jesus, ele é o médico dos médicos e PhD em restauração. Ele é aquele que nos põe no colo, cura as nossas feridas e muda a nossa sorte para sempre. Talvez, você seja uma pessoa que viveu uma vida inteira de derrotas, mas, em Cristo Jesus, ele [Deus] te torna mais que vencedor. Toma posse da obra da cruz, da paternidade de Deus, obedeça à palavra dele, viva firmado sobre a Rocha e ele vai mudar a sua vida para sempre, como mudou a minha e a do meu marido. Deus te abençoe!".
Publicado em Geral na Edição Nº 14878
Nãna Shara: "Decidi me converter radicalmente"
Ex-integrante do grupo SNZ é evangélica há cerca de 11 anos e agora ensina um 'namoro diferente'
Comentários