Mutirão de cirurgias de redução da próstata que está sendo realizado no Hospital Tarquínio Lopes Filho (Geral), em São Luís

O mutirão de cirurgias de redução da próstata, iniciado nessa sexta-feira (18), no Hospital Estadual Tarquínio Lopes Filho (Geral), está beneficiando 20 homens com a micção prejudicada e que estavam na lista de espera aguardando pelo procedimento. O mutirão, que será encerrado neste sábado (19), pretende diminuir o número de pessoas que aguardam pelo procedimento em todo o estado.
O coordenador de Urologia do Hospital Geral, Silvio Moreira, explicou que a técnica utilizada na cirurgia é a vaporização de plasma button (eletrovaporização), que diminui o risco de infecção hospitalar, bem como de outros tipos de complicações. “A previsão de internação é de 24 horas e, com esta diminuição do tempo de internação, podemos beneficiar mais pessoas em menor espaço de tempo”, justificou.
Apresentada em 2009, na Áustria, a técnica, somente em 2011, passou a ser difundida para outros países. Em 2013 foi consolidada em congresso de medicina na cidade de Milão, na Itália, e chegou ao Brasil admitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Sociedades Médicas.
O incentivador do uso da técnica no Brasil é o especialista em urologia Mirandolino Mariano, mestre em clínica médica e doutor em cirurgia. Foi ele quem realizou os primeiros procedimentos no Hospital Geral. “Trata-se de um grande avanço no tratamento de casos de hiperplasia prostática benigna (HPB), que é o crescimento benigno da próstata”, explicou Silvio Moreira.
O aposentado Fernando Antonio Monroe, morador do bairro João de Deus, em São Luís, foi um dos beneficiados pela cirurgia. Ele contou que sentia dores ao urinar. “Fiz os exames e estava aguardando pelo procedimento desde o mês de maio”, contou.
José Gonçalves da Silva Dutra, 81 anos, do município de Arari, também foi submetido ao procedimento. “Fiz os exames em Santa Inês e o médico encaminhou para fazer a cirurgia no Hospital Geral, que é um dos melhores do Estado”, completou.