Visando a melhoria da qualidade de vida da população maranhense e também a preservação do meio ambiente, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) vem intensificando as ações nos sistemas de abastecimentos de diversos municípios do interior, como também nas redes coletoras de esgotos.
Por meio de processo licitatório, serão escolhidas empresas que irão realizar, nos próximos meses, as obras e serviços necessários para melhorar o abastecimento de água nas cidades de Coroatá e Pindaré-Mirim e a coleta e tratamento de esgotos, em Barreirinhas com serviços na rede coletora.
Na cidade de Coroatá, localizada a 247 quilômetros de São Luís, a Caema vai executar serviços de manutenção nos poços P-01, P-12 e P-28. De acordo com o superintendente do Interior, engenheiro Felipe Fernandes, serão realizadas a limpeza, desinfecção e o desenvolvimento desses poços. “Com a conclusão dos serviços, aumentará a vazão nominal dos três poços e os mesmos passarão a produzir mais água para os moradores” destaca.
 Em Pindaré-Mirim, a Companhia será responsável pela perfuração e recalque de um poço tubular profundo para incrementar o abastecimento de água daquele município. Felipe Fernandes explica que o novo poço irá substituir um já existente, que desmoronou. “A Caema vai substituir o poço P-04 que fica localizado dentro do escritório da empresa naquela cidade” explica.
 No município de Barreirinhas, importante polo turístico da cidade, a Companhia irá realizar serviços de manutenção preventiva e corretiva na rede coletora de esgoto na cidade. Serão serviços de desobstrução de redes, ramais e poços de visita (pvs); colocação de tampas nos pvs, dentre outros, para evitar que os dejetos escorram pelas ruas em decorrência de obstrução por resíduos sólidos.
“Essa medida, aliada à ajuda dos moradores evitando colocar lixo nas ruas e avenidas, contribui para melhorar a qualidade de vida, uma vez que evita a contaminação de doenças ocasionadas pelo contato com os esgotos nas ruas”, completou o engenheiro.