O modelo maranhense de Formação Continuada (Foco) Itinerante será apresentado no Seminário “Política Educacional e o Direito de Aprender: O que nós gestores temos com isso?”, promovido pelo Instituto Ayrton Senna (IAS), segunda (29) e terça-feira (30), em São Paulo.
Desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Programas Estaduais, a experiência Foco, obedece a dinâmica de encontros que disponibilizam um conjunto de documentos para estudo e reflexão coletiva, a serem trabalhados durante o ano, em seis encontros.
“No decorrer de uma formação continuada, no ato da avaliação, surgiu no grupo à ideia de ampliar a experiência para todas as Unidades Regionais de Educação (UREs), rompendo assim, as fronteiras e expandindo o encontro às 19 regionais. Daí surgiu a ideia das FOCOs Itinerantes” explicou a supervisora Ana Karolina Salomão.
Ela contou que, em junho do ano passado, a Seduc levou para o encontro duas experiências de modelos de gestão eficaz para ilustrar e enriquecer as discussões. O resultado foi um sucesso, além dos conhecimentos conceituais, os coordenadores regionais, público dessas discussões, conheceram a realidade de escolas da capital do estado que já conseguiam imprimir diferenças em suas gestões com o uso da tecnologia do programa Gestão Nota 10, em parceria com o IAS.
A experiência do Maranhão será compartilhada com os demais participantes do encontro no dia 30, durante as mesas de apresentações: “Experiências de Gestão: Educação e Direitos Humanos”.
Publicado em Geral na Edição Nº 14539
Comentários