Técnicos, professores, estudantes e membros da sociedade civil debateram, na quarta-feira (17), o diagnóstico e sugestões para a mobilidade urbana nos 13 municípios incluídos na Região Metropolitana da Grande São Luís.
O debate foi realizado no auditório da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), na capital, durante mais uma edição do Diálogos Metropolitanos do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI).
O evento foi realizado pela secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano em parceria com a Agência Executiva Metropolitana (Agem) e com o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos do Maranhão (Imesc) e abordou sobre o eixo mobilidade urbana.
“O objetivo do diálogo é pensar a região como um todo e implementar politicas públicas que viabilizem avanços, infraestrutura e melhorias para a região. A mobilidade é o fator principal que interligará e integrará toda a região” ressalta o secretario da Secid, Rubens Pereira Júnior.
O evento foi conduzido pelo coordenador do eixo Mobilidade Urbana do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Grande São Luís, Marcus Vinicius, Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Ceará em 1999 e mestre em Engenharia de Transportes pela mesma Universidade.
“A mobilidade é um dos pilares da gestão e hoje estamos discutindo o dia-dia das pessoas no foco metropolitano. Precisamos entender as carências, as dificuldades, e as potencialidades sobre o aspecto metropolitano. PDDI é o processo e está em fase de finalização. O próximo passo será as audiências públicas e logo após seguiremos para as etapas, definição e planejamento das ações”, discorreu o coordenador Marcos Vinicius.
“É de extrema importância, uma vez que o diagnóstico aponta os pontos frágeis e os de estrangulamento nesse eixo de mobilidade urbana. É um momento onde os segmentos juntos debatem e conhecem o problema e apresentam as intervenções e propostas”, declara Livio Jonas, presidente da Agem.
Participaram do evento gestores e lideranças dos municípios que integram a região, além de professores, pesquisadores, alunos das universidades Federal e Estadual do Maranhão, bem como estudantes das universidades Dom Bosco e Pitágoras.
Diálogos Metropolitanos são discussões sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana da Grande São Luís (PDDI-RMGSL). Já foram realizados sete encontros no total.

Região Metropolitana da Grande São Luis

Regida pela Lei Complementar Estadual nº 174/2015, a Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL),  abrange 13 municípios: Alcântara, Axixá, Bacabeira, 
Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Paço do Lumiar, Presidente Juscelino, Rosário, Raposa, São José de Ribamar, Santa Rita e São Luís. Com uma população de 1.590.138 habitantes, essa região ainda não possui instrumentos norteadores para o planejamento metropolitano integrado destes municípios.