Secretários Mauricio Macedo, José Antonio Heluy e Olga Simão e parceiros durante reunião para definir metas do Maranhão Profissional

São Luís - Formar um contingente de 123 mil pessoas é a meta do Maranhão Profissional para o período de janeiro a dezembro deste ano. A meta foi apresentada durante a 2ª reunião do Conselho Deliberativo do programa, realizada, nessa terça-feira (8), no Palácio Henrique de La Rocque.
Participaram da reunião os secretários de estado, Mauricio Macedo (Desenvolvimento, Indústria e Comércio e presidente do Conselho), Olga Simão (Ciência e Tecnologia) e Antônio Heluy (Trabalho), além de representantes de empresas e entidades membros do Conselho como o Edilson Baldez (Fiema), Marco Antônio Torreão (pro-reitor do Ifma), Dorgival Pereira (Vale), Decio Evandro Silva (Cemar), Flavio Moura (Suzano), José Alexandre (Fecomércio), Rogério Ferreira (Petrobras), José Adriano (Fetiema), Nivio Lasmar (MCT), Rainilde Campos (Seduc).
O objetivo da reunião foi discutir as ações do Programa Maranhão Profissional com representantes de empresas maranhenses a respeito do mapeamento das pessoas capacitadas e seu ingresso no mercado de trabalho. Também foi realizada uma apresentação sobre o Sistema Nacional de Empregos (Sine), órgão vinculado à Setres, como vitrine para expor mão de obra qualificada.
Iniciado em 2011, o Maranhão Profissional é uma ferramenta de gestão orientada nos domínios operacionais e estratégicos, que visa aumentar a quantidade e melhorar a qualidade da formação profissional de pessoas no estado. É desenvolvido de forma conjunto entre o Governo, a iniciativa privada, entidades da classe empresarial e instituições de ensino públicas e privadas, visando atender as demandas do mercado.
Somente em 2011, 83 mil pessoas foram qualificadas no estado pelo Maranhão Profissional. “Este ano vamos capacitar 123 mil pessoas em todo o estado com a regular ajuda dos parceiros públicos e privados”, afirmou o secretário-adjunto de Ensino Profissionalizante da Sectec e coordenador do Maranhão Profissional, Fernando Lima.
Para o secretário Mauricio Macedo, os números alcançados pelo programa são bastante satisfatórios. “Este ano caminhamos para atingir 50% da nossa meta, que é qualificar 400 mil pessoas em quatro anos. O Maranhão Profissional é uma grande ferramenta de qualificação e um programa que todos nós devemos nos orgulhar”, afirmou o secretário, ressaltando, ainda, a importância das parcerias envolvidas no programa. “As empresas e as escolas de formação técnica são nossos grandes parceiros”, disse.
Segundo a secretária de Ciência e Tecnologia, Olga Simão, esta foi uma reunião para afinar as parcerias. “É importante afinarmos a nossa parceria com o empresariado local para sabermos quais as necessidades do mercado, e em sintonia com isso capacitar trabalhadores para atender essa demanda”, disse a secretária. Durante a reunião também foi discutida a proposta de criação de um selo para os certificados dos cursos dentro do programa e das empresas parceiras.
Desde a criação do Programa, diversas empresas parceiras apoiam as iniciativas do Maranhão Profissional e contribuem para a sua eficácia, como a Vale, Petrobras, Alumar, Suzano, MPX, Cemar, entre outras. “Nós hoje participamos efetivamente do programa na contratação de pessoas. Todo nosso quantitativo contratado é realizado através do Maranhão Profissional. Isso é uma demonstração efetiva do quanto nós acreditamos no programa e participamos na efetivação dele, que é muito importante para o nosso estado”, destacou Dorgival Pereira, representante da Vale. (Franci Monteles)