Os médicos Achilles Lisboa, Sebastião Ferreira e Nina Rodrigues foram postumamente homenageados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e pela Academia Maranhense de Medicina (AMM), com a entrega da Medalha da Ordem do Mérito da Saúde Pública - Grau de Cavalheiro - aos seus representantes. A solenidade aconteceu na noite de quinta-feira (17), no Hotel Luzeiros, e marcou ainda a passagem do Dia do Médico, celebrado sexta-feira (18).
Em nome de Achilles Lisboa recebeu a homenagem sua filha, a médica Achilea Lisboa; representando o médico Nina Rodrigues, a professora Maria Regina Nina Rodrigues (viúva de Raimundo Nina Rodrigues Júnior, sobrinho-neto de Nina Rodrigues); e em nome de Sebastião Ferreira recebeu a honraria seu neto, o médico Ricardo Santos.
Para o presidente da AMM e subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Soares Leite, as homenagens refletem o reconhecimento do Maranhão a grandes nomes da medicina, não apenas a maranhense, mas, inclusive, a brasileira. “O legado que eles deixaram certamente é orgulho não apenas para os familiares, mas para as gerações de médicos do presente e do futuro”, destacou.
Emocionada, Achilea Lisboa falou em nome das famílias dos homenageados e destacou a alegria com a distinção. “Esta ação é muito importante, pois mostra aos jovens que exercer a medicina vai além do mero retorno financeiro; significa também pensar nos benefícios que se pode trazer para seu país, para sua gente. Neste sentido meu pai, Achilles Lisboa, foi um exemplo, pois serviu à população pobre de seu estado e também do Brasil”, disse a médica.
Achilea Lisboa é aposentada da Universidade Federal da Bahia e, naquela instituição, desenvolve, voluntariamente, um trabalho de pesquisa científica. Ela recebeu ainda o título de membro correspondente da AMM. “Espero poder contribuir com os meus colegas, agora confrades e confreiras, no que estiver ao meu alcance”, disse.
A professora Maria Regina Nina Rodrigues se disse muito contente com a homenagem a Nina Rodrigues. “Só tenho a agradecer a lembrança do nome de Nina Rodrigues e fico contente com o reconhecimento a esta história bonita deixada por ele”, observou.
O mesmo sentimento foi compartilhado pelo neto de Sebastião Ferreira, Ricardo Santos. “Esta é uma forma de resgatar a memória da medicina do Maranhão por meio de profissionais que muito contribuíram com o estado. Meu avô, por exemplo, foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina e professor daquele curso”, relembrou Ricardo Santos, que é médico nefrologista.
A solenidade reuniu integrantes da Academia Maranhense de Medicina e convidados como a promotora de saúde Glória Mafra, que compuseram a mesa, ao lado do presidente da instituição, José Márcio Leite, do presidente do Sindicato dos Médicos do Maranhão, Adolfo Paraíso, do presidente da Sociedade Maranhense de Médicos Escritores, Arquimedes Vale, e do membro da AMM, Aldir Costa Ferreira.
José Márcio Leite destacou o empenho do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, e da governadora Roseana Sarney para a realização do evento. “Sem suas contribuições esta homenagem não teria sido possível”, frisou o subsecretário.
Publicado em Geral na Edição Nº 14833
Comentários