O Maranhão terá pela primeira vez um representante na Spartathlon, uma das mais difíceis maratonas do mundo com percurso de 246 km de distância e que acontece na Grécia, nos dias 28 e 29 de setembro. O ultramaratonista Manoel Mendes, nascido no município de Cajari, é um dos sete brasileiros que participam da competição este ano. Neste sábado (25), ele realiza treino preparatório, em São Luís, com saída às 7h30, da Lagoa da Jansen (próximo ao Restaurante Ferreiro Grill) com destino a São José de Ribamar, num percurso de 70 km de ida e volta.
O ultramaratonista Manoel Mendes conta, na sua etapa preparatória, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Representação Institucional em Brasília (Rebras) e da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel). No treino deste sábado (25), que terá a participação de outros corredores maranhenses, o atleta terá apoio do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Segurança Pública.
Manoel Mendes segue para a Grécia dia 24 de setembro, para participar da prova de 246 km de Atenas a Esparta. Quando retornar ao Brasil, virá a São Luís para entregar a bandeira do Maranhão à governadora Roseana Sarney e vai aproveitar a ocasião para participar de palestras e encontros com jovens.
"As palestras são uma forma de dar retorno ao governo pelo apoio nesse desafio. É também uma forma de promover e divulgar o esporte como forma de melhorar a vida, pois se eu venci, qualquer pessoa que tenha foco e determinação pode conseguir", afirmou Manoel Mendes.
Apaixonado pelo Maranhão, o atleta promete homenagear a capital, São Luís, pelos 400 anos de fundação, no fim da prova, na Grécia. "Eu saí do Maranhão, mas não esqueci da minha terra e nem da minha cidade Cajari. Quero levar e divulgar a bandeira do meu estado para o mundo, já que a Spartathlon atrai olhares de todos os países. Tudo que eu posso fazer para valorizar o meu estado, eu faço, é uma forma de sempre homenagear essa gente batalhadora", contou.
Com 52 anos, Manoel Mendes é um exemplo de vida, como afirma o secretário de Estado de Representação Institucional em Brasília, Marco Toccolini. "O Manoel é como muitos brasileiros, que mesmo com dificuldades na vida foi em busca de um sonho e encontrou no esporte uma alternativa positiva. É importante que o Estado ajude a fomentar e transcender a importância do esporte na vida das pessoas", disse.
O secretário informou inclusive que a governadora Roseana Sarney também estará na torcida pelo maranhense. "A governadora ficou animada com a história de vida do Manoel, que levará a bandeira do Maranhão para o mundo", contou Marco Toccolini.
A preparação de Manoel Mendes para a Spartathlon começou em março deste ano. De segunda a sexta-feira, o atleta percorre de 40 a 45 km, e nos fins de semana a preparação continua forte, só que desta vez, em estrada.

Spartathlon
A Spartathlon é considerada uma das provas de longa distância mais difíceis do mundo. Somente os 350 melhores atletas conseguem participar da prova. Mas terminar os 246 km é ainda mais difícil, em média, 35% dos competidores conseguem terminar a prova, que tem o tempo limite de 36 horas.
Desde quando começou em 1982, somente seis brasileiros conseguiram completar a prova.

Competições que Manoel Mendes que já participou
1998/ 2001/ 2002 - Ultraman World Championship Hawaii
2002 - Ultramaratona 155km Volta a Ilha de Florianópolis
2002 - Ultramaratona 160km Cidade do Rio de Janeiro
2007 - Ultramaratona BR135 (217km)
2007 - Ultramaratona do Vale da Morte (BadwaterUltramarathon) - 217km
2008 - Desafio Brasília-Goiânia - 210km
2009 - 100km Volta ao Lago Caixa - 5º lugar geral
2010 - 155km Volta a Ilha de Florianópolis - 10º lugar (dupla)
2011 - 100km Volta do Lago Caixa - 5º lugar geral
2012 - Ultramaratona BR135 (217km) - 9º lugar geral