Rafael Suzuki pontuou pela quinta vez consecutiva na temporada da Stock Car

A 10ª etapa da temporada 2014 da Stock Car, realizada no último domingo (2 de novembro), no veloz circuito gaúcho de Tarumã, foi completamente atípica. A antepenúltima rodada dupla do campeonato quase foi adiada em virtude das fortes chuvas em Viamão, região metropolitana de Porto Alegre, e das condições inseguras da pista, mas foi realizada cinco horas depois do previsto. Quando a prova finalmente ocorreu, confirmou a ascensão de Rafael Suzuki, que pela quinta etapa consecutiva em sua temporada de estreia na principal categoria do automobilismo brasileiro, chegou à zona de pontuação, graças ao bom ritmo e uma estratégia certeira na primeira corrida do fim de semana.
Às 16h05, a primeira prova começou sob intervenção do safety-car por medida de segurança. Em alguns trechos da pista, como na reta dos boxes, já era possível ver um trilho seco, embora a maioria do traçado ainda estivesse bem molhado, tornando a corrida uma verdadeira loteria para todos os pilotos. Após três voltas, o safety-car recolheu para os boxes, e a corrida de fato teve início em Tarumã. Suzuki, que largou em 23º num grid formado por 34 carros, cumpriu um início de prova bastante prudente para evitar acidentes, e a largada como um todo não teve nenhum incidente envolvendo os pilotos.
Já na metade final da disputa, sem chuva, muitos pilotos arriscaram e colocaram pneus para pista seca. Com bom ritmo de corrida, Rafael continuou na pista com pneus para pista molhada e não fez a parada. Com isso, o novato seguia fazendo boas ultrapassagens e, aproveitando os pit-stops dos oponentes, conseguiu ganhar muitas posições. A estratégia vinha dando certo: Suzuki chegou a andar em décimo na fase final da prova, mas não resistiu à maior velocidade de pilotos que vinham com pneus para pista seca e superaram o paulista. Ainda assim, Rafael cruzou a linha de chegada em 16º, resultado positivo pelo grid numeroso e de alto nível, marcando pontos pela quinta etapa consecutiva na temporada.
No início da segunda corrida, uma chuva mais fraca voltou a aparecer em Tarumã, mas não foi o suficiente para Suzuki se beneficiar como um todo. O piloto da ProGP chegou a andar na zona de pontuação, entre os 14 primeiros, mas ainda adotando uma estratégia agressiva, não entrou para reabastecer e acabou parando na última volta sem combustível. Ao fim de 14 voltas, Rafael completou a prova em 18º lugar. Depois de uma jornada de três corridas pelo Rio Grande do Sul, a Stock Car viaja ao Nordeste para disputar, daqui a duas semanas, a única etapa da temporada em circuito de rua, no sábado, 15 de novembro, em Salvador.

Rafael Suzuki
”Estou satisfeito por somarmos pontos chegando no meio do grid. Não foi fácil continuar com os pneus de chuva quando a pista estava mais seca, mas foi a decisão certa, já que subimos de 24º para 16º. Uma pena que o combustível acabou na segunda corrida, pois ainda brigávamos por um pontinho. Fomos competitivos durante todo o fim de semana, dentro do possível, e isso é um ânimo para as duas últimas etapas”.