Cerca de oito mil pessoas prestigiaram o maior evento de automobilismo do Cerrado Maranhense. A 14ª edição do Enduro do Cerrado, realizada nesse domingo (11), na cidade turística de Carolina, sul do Maranhão, reuniu aproximadamente 700 trilheiros das localidades do Piauí, Tocantins, Distrito Federal, São Paulo, além de participantes dos países do Suriname, Espanha, EUA e Canadá.
O enduro, que não teve caráter competitivo, percorreu cerca 120km de trilha. Terrenos bastante acidentados, terra, pedra e lama tendo como pano de fundo a Chapada das Mesas, deram o tom do enduro que desafiou os amantes do esporte.
Para muitos, foram mais de sete horas de trilha até a chegada, mas Márcio Mota, da equipe Dali Trilha, que completou o percurso em cinco horas, disse que o resultado é soma de preparação e disposição.
“Eu já corro profissionalmente, o percurso foi bem desafiador e por isso reuniu tantos amantes desse esporte. Vale lembrar que é necessário o mínimo de noção para poder participar porque é desgastante e exige preparação”, alertou o piloto elogiando a prefeitura e comissão organizadora pela exigência para os equipamentos de segurança.
Quem não foi de moto arriscou o percurso de quadriciclo ou mesmo de carro traçado, foi o caso da equipe Tribal, de Balas. Segundo o piloto João doido, de carro o desafio parece ser maior.
“Corro todos os anos e percorrer a trilha de carro me parece ter mais adrenalina e emoção”, brincou o piloto que acelerou espalhando lama.

Segurança

A cidade foi preparada para receber os participantes. Sinalização própria e específica para os pilotos, um miniambulatório, carros de apoio, além de duas ambulâncias disponibilizadas na principal praça e outras duas no hospital municipal da cidade. De acordo com o prefeito da cidade, Ubiratan Jucá, medidas necessárias e essenciais para o êxito do evento.
“Tivemos a preocupação de disponibilizar a estrutura necessária para prevenção de acidentes e o pronto atendimento caso necessitasse. Graças a Deus não tivemos problemas graves e o evento foi marcado por total tranquilidade, consolidando mais uma vez Carolina como destino de esporte, lazer e aventura”, finalizou.