A Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema) realizou 21.183 mil atendimentos relacionados ao Registro Empresarial do dia 23 de março, data inicial do regime de teletrabalho, até o dia 8 de maio. Considerando os dias úteis neste período, a média é de 600 cidadãos atendidos diariamente pela equipe do órgão.
Durante esse período, a equipe do Julgamento Singular foi responsável por 6.360 atos. Em seguida está o suporte RedeSim com 6.177 atendimentos. O órgão também protocolou 3.778 processos, realizou 2.717 consultas prévias, emitiu 1.713 certidões empresariais e 438 atualizações cadastrais.
Desde que o atendimento remoto foi implantado, toda equipe da Jucema tem utilizado das ferramentas online para interagir com os contribuintes, tirando dúvidas, auxiliando na realização dos procedimentos de abertura, alteração e baixa de empresas, solucionando entraves e garantido a continuidade dos serviços.
Tecnologias como WhatsApp, e-mail, chat e redes sociais tem sido as aliadas dos servidores durante o home office. Com auxílio das videoconferências, a comunicação interna também tem possibilitado que todas as unidades descentralizadas da Jucema, incluindo capital e interior, possam alinhar o trabalho, compartilhar decisões e trocar feedbacks.
O presidente do órgão, Sérgio Sombra, esclareceu que as ferramentas foram implementadas antes da pandemia do coronavírus como medidas de modernização dos serviços e, atualmente, mesmo com a suspensão temporária do atendimento presencial, garantem que os serviços não sejam prejudicados.
"A modernização mostrou-se ainda mais relevante neste momento. São avanços que nos permitem, mesmo à distância, garantir rapidez e segurança aos procedimentos realizados pela Junta Comercial do Maranhão, assim como comprovam que mesmo cumprindo o isolamento social em nossas casas, a equipe da Jucema não para", declarou. (Fonte: Jucema)
Publicado em Geral na Edição Nº 16629
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