Presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, com os jovens parlamentares

Como reconhecimento aos esforços em prol do engajamento às causas políticas e de promoção da cidadania, os jovens maranhenses componentes do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) participaram, na quinta-feira (26), de uma visita à Assembleia Legislativa do Maranhão, onde puderam conhecer a organização da Casa e participar de uma sessão, ocupando a tribuna para apresentar propostas à casa.
O grupo que participou da visita é composto pelo atual parlamentar juvenil do Mercosul, Bruno Noleto; a jovem senadora pelo Maranhão, Ana Paula Feitosa Freitas; a candidata selecionada na etapa estadual de 2014, Cindynéia Cantanhêde e pelos ex-parlamentares do Mercosul Erislane Maciel e Adão Randerson Barros.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Arnaldo Melo, felicitou os jovens pelo papel de protagonismo político que ocupam, ressaltando a importância da atividade para o exercício da cidadania. “Parabenizo os jovens pelo excelente desempenho das atividades de parlamentar, com a esperança de vê-los concretizar seus anseios por uma realidade mais justa e digna a todos”, afirmou.
O Jovem Parlamentar do Mercosul para o biênio 2014-2016, Bruno Noleto, falou sobre a alegria de representar o estado no PJM. “Resolvi me inscrever no PJM porque quero ter uma formação política e cidadã. Quero participar ativamente dos diálogos e expor meu ponto de vista sobre as temáticas abordadas, buscando com isso melhorar a educação do nosso país”, revelou.
Ocupando a Tribuna do parlamento estadual, Erislane Maciel discursou aos deputados, explicando os objetivos e ações do PJM. “Esse é um projeto conhecido nacionalmente. Tem como por finalidade debater, além da educação, a sociedade envolvida não só no Brasil, mas também em outros países, promovendo o encontro de culturas em prol de uma educação mais justa e que leve em consideração os anseios dos jovens”, disse.

Apoio da Seduc
O processo de seleção estadual dos jovens parlamentares é realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que ainda fornece total apoio aos jovens no desenvolvimento das atividades inerentes ao exercício parlamentar, como as assembleias do parlamento nas cidades de origem dos estudantes.
O diretor de educação da Unidade Regional de Educação (URE) de São João dos Patos, Renato Dárcio Silva explicou o trabalho de estímulo à participação dos jovens nos parlamentos. “A Seduc tem buscado incentivar os jovens a participar desse local de debates da democracia, no intuito de que possam exercer a cidadania de forma cada vez mais consciente”, disse.
A gestora da URE de São João dos Patos, Jarlane Correia, destacou o trabalho realizado pela regional na preparação dos jovens para o exercício do parlamento. “Tivemos a alegria de nas últimas três edições do PJM, os estudantes selecionados serem de escolas ligadas à regional de São João dos Patos, o que demonstra o interesse e a participação de nossos jovens, além do bom trabalho de orientação de nossa equipe, dando ferramentas de os professores”, acentuou.