O professor José Ferreira Costa reassumiu, nesta quarta-feira (14), o comando da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec). Ele tinha se afastado da pasta em cumprimento à legislação eleitoral que prevê a desincompatibilização de cargos públicos àqueles que pretendem concorrer a cargos eletivos.
José Costa informou que seu retorno para a pasta se deu após convite da governadora para que retornasse e desse seguimento às ações desenvolvidas, principalmente, a ampliação da Universidade Virtual do Maranhão (Univima) que possibilita o avanço do programa Maranhão Profissional.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior confirmou que até o fim do ano cada município maranhense deve ter um ponto de presença da Univima instalado. “Estamos de volta para potencializar o crescimento social e econômico do nosso estado e é entendimento nosso e da governadora que a efetivação de políticas públicas nas áreas de educação profissional, tecnologia e inovação facilitam o acesso à qualidade de vida, e sobretudo, geram emprego e renda”, enfatizou.
Durante a transmissão do cargo, o professor José Costa anunciou algumas ações que devem ser desenvolvidas pela Secretaria ainda neste primeiro semestre. “Temos muitas ações para serem realizadas até o junho, dentre eles, destaco a Caravana Maranhão com Ciência, que levará para diversas regiões do estado o debate para elaboração do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão, com o intuito de promover o desenvolvimento cientifico alinhado com as necessidades locais”, frisou.
Fernando Lima que permaneceu como secretário interino da pasta, agradeceu o apoio da equipe de trabalho e a oportunidade que lhe foi dada. “Agradeço a todos que me apoiaram durante esses 40 dias que estivemos à frente da secretaria, em especial, agradeço a governadora Roseana e ao professor José Costa que confiaram em mim para dar continuidade ao trabalho que estava sendo realizado. Continuaremos contribuindo na coordenação do programa Maranhão Profissional para que os índices do Maranhão sejam cada vez mais positivos”, comprometeu-se. (Sanya Aquino)
Publicado em Geral na Edição Nº 15004
Comentários