Balsas - Foram iniciadas, na quinta-feira (19), as obras de implantação do Distrito Agroindustrial de Balsas. Com investimentos no valor de R$ 3 milhões, o distrito será dotado de ruas e avenidas pavimentadas, além de redes de abastecimento de água e energia elétrica. As obras devem ser concluídas no segundo semestre deste ano.
O secretário de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, esteve em Balsas, na quinta-feira (19), para acompanhar de perto o início das obras. “Balsas é um importante polo agrícola. Vamos disponibilizar a cidade um distrito com infraestrutura básica para que indústria e agroindústrias possam aqui se instalar e assim, contribuir com o desenvolvimento de um município que tem grande papel na economia do Maranhão”, observou Macedo. Na ocasião de sua visita ao município, Macedo recebeu da Associação Comercial e Industrial de Balsas (ACIB) o prêmio Excelência em Gestão Pública.
A implantação do distrito será realizada por fases. A primeira contempla a pavimentação de uma área de 50 hectares - dos 150 totais - que foi dividida, de acordo com o projeto, em 37 lotes de mais ou menos um hectare, cada. Em seguida serão realizadas obras de implantação das redes de abastecimento de água e elétrica de 13.8 KV, segundo informou o superintendente de Política e Infraestrutura Industriais, Marcos Muniz de Souza. A empresa responsável por estes serviços, vencedora da licitação, é a Central Engenharia de Construções Ltda.
O distrito está localizado às margens da BR-230, a 10 km da sede de Balsas, ao lado da Notaro Alimentos, que no momento, constrói um complexo avícola composto de granja, abatedouro e fábrica de ração a partir de soja.
Várias empresas já demonstram interesse em se instalar no distrito. O município de Balsas tem o plantio de soja como carro-chefe da economia. Com o distrito, a cidade pode vir a se consolidar como polo agroindustrial.
A construção do distrito no município de Balsas é parte de um ousado plano de metas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) de promover o desenvolvimento de forma descentralizada por meio da garantia, também, de infraestrutura básica para os investidores em diversas cidades do interior do Maranhão.
Em 2011 mais de R$ 4 milhões foram investidos na implantação de novos distritos industriais e revitalização dos já existentes. Os distritos de São Luís, Imperatriz, Porto Franco, Bacabal e Grajaú (concluído em 2011) estão em operação. Além de Balsas, se encontra em obras o distrito industrial de Aldeias Altas, município detentor de um dos maiores projetos sucroalcooleiro do estado, da empresa Itapecuru Bioenergia. Já estão em projetos, os distritos de Timon, Santa Inês, São José de Ribamar e Santa Rita. (Franci Monteles)