O deputado Gabriel Guerreiro, líder do PV na Assembleia Legislativa do Pará, faleceu nesta quinta-feira (02/01, vítima de um infarto, no Rio de Janeiro.
Nascido em Oriximiná, no oeste paraense, com formação em geologia, aos 73 anos estava no sétimo mandato como deputado estadual, sendo o parlamentar com o maior número de mandatos e o com mais idade no parlamento paraense. Estava na política desde 1982, quando foi eleito deputado estadual pela primeira vez. Quatro anos depois, conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília, quando foi constituinte. Em 1997, retornou para o Legislativo estadual, como suplente, tendo sido reeleito em 1998.
Nas eleições de 2002, não conseguiu garantir a vaga na Assembleia Legislativa, mas o retorno ao parlamento estadual ocorreu em abril de 2006, quando reocupou a vaga deixada pelo atual prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, e que estava até então sendo preenchida por outro suplente, Paulo Roberto Matos, do PFL.
Em 2013, Gabriel Guerreiro teve o mandato cassado, mas continuou no cargo por decisão judicial.
Ele também foi ex-secretário de Estado de Meio-Ambiente, e um dos maiores especialistas no setor ambiental e minerário do Pará.
O político fez história no PMDB, mas em 2005 adotou o PV como partido, ao qual se mantinha filiado até hoje.
O corpo foi trasladado para Belém e velado na Assembleia Legislativa do Pará. Os detalhes sobre o funeral ainda estava sendo decididos pela família de Gabriel Guerreiro.
Publicado em Geral na Edição Nº 14895
Comentários