O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou, até às 23h59 de sexta-feira (22), as inscrições para o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2013. As inscrições devem ser feitas exclusivamente via internet no endereço eletrônico sistemasencceja3.inep.gov.br/inscricaoEncceja/ As provas acontecerão dia 14 de abril de 2013.
O Exame é uma avaliação voluntária e gratuita, destinada às pessoas que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos do Ensino Fundamental na idade curricular apropriada. O candidato precisa ter, no mínimo, 15 anos na data da realização do exame. No ato da inscrição, os interessados devem selecionar uma ou mais áreas de conhecimento.
No Maranhão, podem se inscrever interessados residentes em sete unidades regionais de educação e no município de Santa Luzia do Paruá. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), poderão se inscrever jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir o ensino fundamental na idade apropriada.
A inscrições estão abertas para as unidades regionais de São Luís, Açailândia, Caxias, Balsas, Barra do Corda, Imperatriz e Santa Inês. O cartão de inscrição será emitido após a conclusão da inscrição com número do CPF e carteira de identidade.
Os resultados do Encceja podem ser utilizados para obter a certificação de conclusão do ensino fundamental, a critério das secretarias estaduais de educação. No ato da inscrição, o participante deverá indicar a secretaria em que pleiteia a certificação.
Os interessados em participar do Encceja 2013 poderão se inscrever em uma ou mais das áreas do conhecimento que serão avaliadas: 1) Língua Portuguesa (com redação), Língua Estrangeira Moderna, Educação Física e Educação Artística; 2) Matemática; 3) História e Geografia; e 4) Ciências Naturais.
Fica assegurado o atendimento diferenciado aos participantes que comprovarem necessidade. A aplicação do Encceja a participantes privados de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas consta do edital.