Com a instalação das placas solares, a empresa passa a produzir a própria energia elétrica

O estímulo às práticas sustentáveis está se tornando cada vez mais comum entre as empresas brasileiras. Em Imperatriz, a ativação de 300 painéis solares irá contribuir com preservação do meio ambiente. A iniciativa é da distribuidora HotBel, que, a partir deste mês, passa a produzir a própria energia elétrica de maneira sustentável.
A quantidade de placas instaladas também faz com que a distribuidora possua a maior usina solar, do tipo comercial, já instalada no Maranhão. A potência das placas solares é de 315 watts, suficiente para atender a toda a demanda produzida pelo estabelecimento.
A iniciativa de investir nesse tipo de geração de energia também se deu ao forte índice de radiação solar que Imperatriz recebe, já que os raios solares serão captados pelos painéis. Para se ter uma ideia da dimensão do sistema, ele foi projetado para gerar entre 8 a 9 mil kWh/mês, variando de acordo com a luminosidade disponível na cidade.
Sobre a potência das placas solares, elas têm a capacidade de produzir energia elétrica para até 100 casas populares, por exemplo. Já a tecnologia empregada permite que as placas sejam monitoradas 24h por dia, via internet, o que possibilita uma melhor operação do sistema instalado. Outro motivo que atesta o caráter sustentável do investimento é o fato de que elas operam de forma silenciosa, não emitindo qualquer tipo de poluição quando estiver em operação.
Além do viés ambiental que a geração da energia solar deve proporcionar à instituição, por se tratar de uma energia limpa e que não agride ao meio ambiente, o caráter econômico também foi um fator decisório para a implementação das placas fotovoltaicas. Em termos de economia, a HotBel vai poupar cerca de R$ 11 mil mensalmente na fatura de energia elétrica. (Assessoria de Comunicação HotBel)