A Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir), vinculada à Casa Civil, representará o Maranhão na Reunião Nacional dos Comitês Estaduais do Pacto “Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido”, que será realizada em Brasília, nesta quarta-feira (22).
A atividade será promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com o objetivo de acompanhar as iniciativas desenvolvidas pelos Comitês Estaduais do Pacto. Cada estado terá a oportunidade de apresentar as ações que estão sendo implementadas com vistas à melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes da região do semiárido do Brasil.
Na oportunidade, a Seir, que é o órgão articulador do comitê gestor do Maranhão, será representada pela secretária-adjunta da Seir, Benigna Almeida, que apresentará a situação do comitê do estado, além de apresentar o plano de trabalho desenvolvido pelos membros do comitê para o período de 2012 a 2014.
“Será um momento de monitorar as iniciativas dos comitês estaduais e também de trocar experiências com outros estados que vêm desempenhando um importante papel na construção e implementação de políticas públicas voltadas para a infância e adolescência”, disse a secretária adjunta da Igualdade Racial, Benigna Almeida.
Na programação da reunião está ainda a realização de informes do Unicef a respeito da retomada nacional do pacto Pacto Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido e a discussão sobre as estratégias de articulação da iniciativa Água na Escola que tem como objetivo implementar um conjunto de ações que garantam a toda escola pública localizada na região do Semiárido o acesso à água de qualidade e a instalações sanitárias adequadas.
Também participarão da reunião representantes do Ministério do Desenvolvimento Social, e Combate à Fome, Ministério de Integração Social e da Agência Nacional de Águas.

Pacto
O Pacto representa a união de forças entre Governo Federal, governos dos nove Estados do Nordeste, Minas Gerais e do Espírito Santo, além de organizações da sociedade civil, de organismos internacionais, de empresas e da população.
Em junho de 2004, governadores dos 11 Estados assinaram um documento em que se comprometeram a adotar medidas para a melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes, cumprindo metas nas áreas de saúde, educação e proteção. Atualmente, o Unicef articula com os ministérios da Casa Civil, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e Combate à Fome a retomada do pacto, com renovação da assinatura do documento.
No Maranhão o comitê gestor estadual do Pacto Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido é composto por secretarias de estado, instituições de ensino superior, organizações da sociedade civil e pelo Unicef. (Danielle Moreira)