Brasília-DF – O Ibama aplicou um total de R$ 5,6 milhões em multas durante a Operação Tabebuia, deflagrada no dia 24/09 no Pará. O objetivo principal foi a investigação de madeira extraída ilegalmente da região do Curuatinga, mais especificamente do Projeto de Assentamento Corta Corda, no município de Santarém e Prainha, oeste paraense.
Madeireiras e planos de manejo localizados nas proximidades do projeto de assentamento foram vistoriados e diversas irregularidades no Sisflora foram averiguadas, como rotas inversas economicamente inviáveis, veículos incompatíveis com o transporte de madeira e lapso de tempo entre emissão e recebimento das guias de transporte. Foram encontradas esplanadas de madeira extraída ilegalmente dentro do projeto.
Ao todo, foram lavrados 15 autos de infração, embargados 500 hectares de áreas bem como quatro serrarias e um projeto de manejo e apreendidos cerca de 11.350,00 m³ de madeira (valor equivalente a R$ 3,5 milhões), além de dois tratores, um caminhão e três motosserras. Também, foram retirados do Sisflora 4.976,00 m³ em créditos que seriam utilizados para acobertar a venda de madeira ilegal.
O Ministério Público Federal acompanhou as ações do Ibama, e a operação contou com o apoio do Incra, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Pará (Sema/PA) e de policiais militares do estado. (Ascom/Ibama)