Orientar e chamar atenção da população para evitar que 76 mil famílias da região Sul do Maranhão percam o desconto na fatura de energia elétrica. Esse foi o principal objetivo do I Workshop de Tarifa Social de Energia Elétrica, realizado pela Cemar na tarde dessa quarta-feira (17), em parceria com as secretarias sociais de 40 municípios. O evento, realizado no auditório da Companhia, reuniu representantes das cidades de Riachão, Campestre, Senador La Rocque, João Lisboa, Amarante, entre outras.
A consultora de Poder Público da Cemar, Mirelly Carvalho, explica a relevância do evento e da atualização cadastral dos clientes. “Esse momento é de suma importância não só pra Cemar, mas na realidade para a população, e em especial para pessoas mais carentes, pois esse evento visa conscientizar as pessoas a continuar tendo descontos de até 65% na sua fatura de energia elétrica. É um momento de interação entre as secretarias de serviço social de toda a regional, com o objetivo de orientá-los a levar essa informação aos moradores de cada município aqui representado”.
Além da falta de atualização dos dados cadastrais, também deverão ficar sem o desconto famílias com benefícios em mais de uma UC e ainda famílias que não atendam mais aos requisitos básicos do programa.
A assistente social do município de Riachão, Luci Castro, considera o momento de grande valia para que a população fique informada e continue recebendo os benefícios. “Nós viemos a esse evento hoje para levar essa informação aos moradores do nosso município, e a partir dos esclarecimentos obtidos aqui fazer essa chamada para que todos continuem tendo este direito. Entendemos que a perda do benefício impactará diretamente na renda familiar de muitos maranhenses que utilizam esse desconto para outras despesas do orçamento familiar”.
É importante que os beneficiados dirijam-se à secretaria de assistência social do seu município para realizarem atualização cadastral, e com o número de inscrição social em mãos realizarem cadastro em uma das agências da Cemar.

Saiba como não perder seu desconto

Para atualizar o cadastro, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - Bolsa Família, Vale Gás. Caso não esteja, é importante procurar a Prefeitura do seu município e realizar inscrição.
De posse do NIS – Número de Inscrição Social, conta de energia, CPF e Identidade o cliente deve procurar a CEMAR para se atualizar, caso a conta de energia seja no nome da esposa, por exemplo, e o cartão do Bolsa Família no nome do marido, não tem problema, basta levar a certidão de nascimento dos filhos, o cadastro será realizado e enviado para a validação da ANEEL. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)