O governo do Estado realiza, nesta segunda-feira (27), o I Seminário Maranhão sem Drogas, última etapa para conclusão do programa que trata sobre esta questão e que está sendo coordenado pela Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos do Governo. Nessa sexta-feira (24), o secretário Alberto Franco apresentou aos demais secretários estaduais e dirigentes de órgão, o anteprojeto do programa durante a 8ª reunião do Conselho de Gestão Estratégica para Políticas Públicas do Governo realizada no Palácio Henrique de La Rocque. Durante a reunião o representante Institucional do Governo em Brasília, Marco Antônio Toccolini, também apresentou aos participantes o Sistema de Gestão de Demandas da Rebras, que visa dar mais agilidade e economia as ações do governo.
A reunião, coordenada pelo subsecretário da Casa Civil, Antônio José Muniz, foi iniciada com a apresentação do secretário Alberto Franco. Durante sua apresentação ele destacou que o Maranhão é o primeiro estado do país a construir o seu programa estratégico de prevenção ao uso de drogas. “É uma determinação da governadora Roseana Sarney e nós estaremos concluindo, na segunda-feira, na realização do Seminário Maranhão sem Drogas, esse programa que entrará em execução e dará uma contribuição significativa na diminuição do uso de drogas no Maranhão”, disse o secretário.
O programa está baseado nos princípios da pedagogia com atuação na família, na escola e na comunidade. As ações vão estar focadas nos bairros de maior incidência de uso e tráfico de drogas. “É o governo, com a sociedade civil organizada, atuando para conscientizar as pessoas que a droga não é uma boa. Tanto que nosso slogan é “Droga, o lance é não experimentar”, completou o secretário.
Levantamento feito pela secretaria mostra que entre esses bairros estão a Cidade Operária, Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Liberdade e Coroadinho. E entre as drogas mais usadas estão a merla e a cocaína. As ações do programa serão extensivas às escolas, praias, além de outros espaços e uma das estratégias é tirar os jovens da ociosidade, com atividades recreativas, laborativas e até rentáveis. A ideia é reduzir em até 70% o consumo de drogas no Maranhão. Durante o seminário, que será realizado no auditório do Parque Botânico da Vale, a partir das 8h, os participantes vão dar suas contribuição para a elaboração final do programa que, em seguida, será entregue à governadora Roseana Sarney.
Durante a reunião Alberto Franco informou, ainda, que a secretaria está trabalhando na elaboração de dois novos programas. O primeiro é o Programa Estratégico de Prevenção de Riscos Ambientais da Baia de São Marcos. O outro é o Maranhão Alfabetizado, que visa contribuir para a redução do analfabetismo no Estado.
Sistema Rebras
Após a apresentação do secretário de Assuntos Estratégicos foi a vez do representante do governo em Brasília, Marco Antônio Toccolini, falar sobre o Sistema de Gestão de Demandas da Rebras, desenvolvido pela representação em Brasília com o objetivo de interagir melhor com o estado, agilizando a comunicação e promovendo economia para o Estado. “Nós temos um sistema agora em que as secretarias, o governo de um modo geral, até a própria governadora pode demandar ações em Brasília via internet”, observou Marco Toccolini. “O sistema é uma ferramenta de gestão, em que podemos acompanhar tudo que está sendo feito em termos de demanda do Estado dentro dos Ministérios e dando tempo para execução dessas ações e o que é melhor, com o registro”, completou.
A partir do sistema, qualquer dificuldade que se encontrar no meio do processo de gestão das demandas em Brasília, a governadora ou os secretários de Estado, que demandaram, podem acompanhar e ajudar a resolver o problema de forma mais rápida e com mais econômica. Economizando telefone, fax e papel, sendo tudo agora através da internet.
O sistema já funciona há quatro meses em fase experimental. Durante a reunião ele foi lançado, abrindo para a participação de todas as secretarias. O acesso é através da página www.rebras.ma.gov.br onde tem um link direto para a gestão de demandas. Na reunião foi feito o cadastramento dos secretários que ganharam login e senha para acessar o sistema. (Elizete Silva)
Comentários