Secretários e prefeitos maranhenses durante a reunião em Córdoba

Um acordo firmado entre os Governos do Maranhão e a Província de Córdoba (Argentina) prevê a troca de experiências na área de tratamento de resíduos sólidos (lixo). O pacto foi formalizado, nessa quarta-feira (28), durante evento realizado no Salão Cerimonial do Palácio Legislativo de Córdoba. Participaram os secretários de Estado Hildo Rocha (Assuntos Políticos) e Victor Mendes (Meio Ambiente e Recursos Naturais), presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Júnior Marreca, prefeitos e secretários municipais. A cerimônia foi coordenada pela vice-governadora de Córdoba, Alicia Pregno, que também preside o parlamento da província.
Córdoba é a segunda mais importante província Argentina, detentora do maior parque industrial e do maior PIB per capita do país. A agenda de compromissos da comitiva maranhense incluiu visitas a duas plantas de tratamento de resíduos sólidos nas cidades de Leones e Labolaye.
“Esse é mais um passo importante na caminhada rumo ao desenvolvimento sustentável do nosso estado”, declarou Hildo Rocha. “O Maranhão vive um momento promissor, é o estado que mais cresce na região Nordeste. Isso exige ações inovadoras capazes de garantir o indispensável equilíbrio entre progresso e preservação dos nossos recursos naturais”, enfatizou.
Hildo Rocha ressaltou que o Governo do Maranhão tem interesse em trocar experiências de políticas públicas capazes de criar empregos e gerar renda para as famílias. “Um dos maiores desafios do momento é promover o desenvolvimento com o mínimo de agressão ao meio ambiente. Por isso, estamos aqui em Córdoba para conhecer experiências que utilizam tecnologias apropriadas para o tratamento de resíduos sólidos e compatíveis com a realidade maranhense”, destacou.
“A intenção é criar condições para que, em breve, os municípios maranhenses possam transformar o lixo urbano domiciliar em adubo orgânico. Isso trará inúmeros benefícios ao meio ambiente e à qualidade de vida da população”, completou Rocha.
Integraram ainda a comitiva os prefeitos Gildásio Ângelo (Poção de Pedras); Juarez Lima (Icatu); Lenoilson Passos (Pedreiras); Nilton Lima (Anajatuba), além dos secretários municipais Edilson Branco (Pedreiras) e Lúcia Marinho (Anajatuba) e o assessor da Famem, Crezus Ralf.

Cooperação técnica
O termo de cooperação foi assinado pelo secretário Victor Mendes e o deputado Manoel Calvo, secretário de Meio Ambiente, Minas e Água de Córdoba. O objetivo é impulsionar a cooperação entre os Governo do Maranhão e a província argentina no que se refere a legislação ambiental, políticas públicas, estímulo a atração de investidores privados e implantação de novas tecnologias de tratamento, separação e reciclagem de resíduos.
“A visita a essas duas cidades da Argentina foi muito importante porque conhecemos experiências exitosas de tratamento feito com baixo custo operacional”, destacou Victor Mendes.
O modelo de tratamento de resíduos das cidades argentinas será discutido durante Audiência Pública que debaterá o Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos, evento que será realizado dia 14 de abril, no Auditório da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Integração
Visando promover a integração entre os 217 municípios maranhenses e 460 da província argentina, nas áreas de cultura, turismo, educação, saúde preventiva, segurança, meio ambiente e esportes, a Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), assinou um convênio com o Governo de Córdoba.
“Acreditamos que temos muito a ganhar com as experiências aqui constatadas. O destino correto do lixo, no modelo aqui praticado, é perfeitamente aplicável à realidade de boa parte dos municípios maranhenses. Vamos relatar o que aqui presenciamos e, nos empenhar para colocá-las em prática no Maranhão”, declarou o presidente da entidade, Júnior Marreca. (José Luiz Batalha)