Solenidade de lançamento da ferramenta Geekie Games no Maranhão

Estudantes maranhenses terão acesso, a partir deste mês, à plataforma adaptativa de estudo online e gratuita, Geekie Games, que visa garantir o bom desempenho do aluno do ensino médio da rede pública estadual no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O projeto Geekie Games 2014 foi lançado e apresentado a alunos, professores e gestores escolares, nessa terça-feira (6), no auditório do Palácio Henrique de La Roque, no bairro Calhau, em São Luís.
“A adesão do Maranhão ao projeto representa um esforço do Governo do Maranhão e do Ministério da Educação no sentido de proporcionar ao jovem estudante do ensino médio uma ferramenta que melhore seu desempenho no Enem. A plataforma vai orientar os professores para que possam preparar melhor alunos que participam do exame. A educação maranhense dispõe, agora, de um grande instrumento que facilitará o ingresso do estudante no ensino superior”, enfatizou o secretário de Estado de Educação, Danilo Furtado.
Implantado no Maranhão pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Geekie Games se constitui de uma plataforma adaptativa de estudo que emprega em seus resultados a Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia utilizada pelo Enem para avaliação de desempenho, a partir da Matriz de Referência do exame que permite que seu resultado seja comparado ao mesmo.
Aos professores e aos gestores, a plataforma possibilita avaliar o desempenho da escola, por meio de uma análise qualitativa e quantitativa das atividades realizadas no sistema pelos alunos. Os docentes poderão postar aulas, questões de provas com conteúdo próprio em texto, imagem e vídeos, agendar, distribuir conteúdos e compartilhar todas essas informações em sua rede de ensino.
Segundo a secretária adjunta de Ensino da Seduc, Leuzinete Pereira, o momento é apropriado para que a rede de ensino se aperfeiçoe no uso de novas tecnologias. “É um momento ímpar, onde a rede pública estadual de ensino está tendo oportunidade de aperfeiçoar o uso de novas tecnologias como prática pedagógica”, disse.
Ao detalhar o projeto, o coordenador nacional do programa Eric Hanai, ressaltou que a ferramenta foi criada para aprimorar os estudos dos alunos para o exame. “O jovem de hoje tem muita facilidade em utilizar as novas tecnologias. A plataforma foi criada para orientar e aprimorar a forma de estudar do aluno. Em outros estados onde o projeto já funciona, o desempenho do aluno melhorou em cerca de 30%”, observou.

Capacitação
Após o lançamento oficial do projeto, a Seduc realizará nesta quinta-feira (7), no auditório do Liceu Maranhense, a capacitação de professores mobilizadores, representantes das 19 Unidades Regionais de Educação e técnicos da secretaria para o uso do sistema Geekie Games.
Segundo Vera Lúcia Pires, supervisora de Avaliação Educacional da Seduc, essa ação visa a melhoria do processo de ensino aprendizagem. “Esta é mais uma das ações desenvolvidas pela Seduc direcionadas para a melhoria de todos os aspectos qualitativos do processo de ensino e aprendizagem”, disse.