Lançamento do Plano Estadual de Economia Solidária foi realizado nesta quarta-feira (19)

O Governo do Maranhão lançou, na quarta-feira (19), o Plano Estadual de Economia Solidária. O Plano, com execução coordenada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres) objetiva estimular a geração de emprego e renda no Maranhão, aliando-se à outras medidas anticíclicas promovidas pelo Governo do Estado para fazer frente à crise econômica que o país atravessa. 
Coordenado pela Setres, secretaria responsável pelas políticas de trabalho e economia solidária no estado, o lançamento possibilitou a apresentação das medidas e diretrizes do plano para todos os representantes de Economia Solidária dos territórios do Maranhão. O plano, que foi elaborado de forma conjunta em parceria com órgãos no âmbito estadual e federal – como a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Secretaria de Estado da Mulher (Semu), Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e a Superintendência de Relações do Trabalho no Maranhão (SRTE) –, reúne diretrizes e objetivos da economia solidária, sendo um importante mecanismo de implementação da política pública, visando contribuir com o desenvolvimento dos empreendimentos solidários associados, como forma de geração de trabalho e renda no estado.
A secretária adjunta de economia solidária, Nilce Cardoso, avalia o lançamento como uma conquista, um resultado de muitos anos de luta e uma demonstração do esforço do Governo do Maranhão na implementação das políticas públicas voltadas às pessoas que antes eram desassistidas. “O plano estadual de economia solidária é uma conquista de todos aqueles que trabalham de forma associada e cooperada e que, agora, poderão ter suas necessidades e seus direitos garantidos através do trabalho realizado pela Setres em conjunto com outros órgãos, visando atender de forma efetiva essa classe”, afirmou. 
Para o Marcos Antônio, representante do território dos Cocais e Vale do Mearim, este evento fortalece a economia solidária e motiva a todos os envolvidos nas atividades econômicas solidárias. “A entrega deste plano é o símbolo do sonho de muitos anos dos trabalhadores, ele reafirma os eixos que fortalecem essa política pública e nos incentiva a continuar acreditando”.