São Luís - Instalada nessa quinta-feira (1), no Povoado Morro Grande, em Matões do Norte, a primeira cisterna do Programa Água para Todos no Maranhão. A instalação foi acompanhada pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo, pelo coordenador nacional do programa, Carlos Hermínio de Aguiar Oliveira e também pelo prefeito de Matões do Norte, Solimar Alves de Oliveira.
Antes da instalação da cisterna de polietileno - que tem capacidade de armazenar 16 mil litros de água que será captada das chuvas - houve uma apresentação do programa aos prefeitos da região, líderes comunitários e às famílias beneficiadas.
O Programa Água para Todos no Maranhão está sendo implantado no estado pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), em parceria com o governo estadual, por meio da Sagrima. Inicialmente serão instaladas 4.302 cisternas nos municípios de Matões do Norte, Viana, Miranda do Norte, Vitória do Mearim, Arari, Anajatuba, Pirapemas, Cantanhede, São Mateus, Alto Alegre, Peritoró, Coroatá, Codó e Capinzal do Norte.
O secretário Cláudio Azevedo, que também é coordenador estadual do Programa Água para Todos, informou que está sendo feito levantamento das demandas em outros 134 municípios inseridos na área de atuação da Codevasf para que os mesmos sejam atendidos pelo programa. “Também faz parte do Programa Água para Todos a instalação de kits de irrigação, poços artesianos, pequenas barragens e outras ações que visam não só promover o acesso à água para consumo humano, mas também para a produção agrícola”, explicou Cláudio Azevedo.
A instalação da cisterna no Povoado Morro Grande foi feita na casa do senhor José Valdo de Oliveira, que mora com sua mãe, Teresa Rosa de Oliveira, e a mulher, Francisca da Conceição. “Nós temos um poço aqui, mas que não tem muita água e no período da seca precisamos andar por cerca de uma hora pra buscar água em outro lugar”, conta Francisca da Conceição. “Agora, a instalação dessa cisterna vai facilitar muito a nossa vida”, disse.
O coordenador nacional do programa Água para Todos, Carlos Hermínio, afirmou que o Maranhão está de parabéns pela articulação para a implantação do programa no estado. “Essa integração das políticas públicas é muito importante para a execução do programa”, ressaltou.
Cláudio Azevedo destacou a importância das prefeituras municipais nessa ação e da comunidade, que participa do comitê gestor municipal, responsável pela fiscalização e validação das cisternas. “A população de Matões do Norte está muito feliz em ser o primeiro município onde o programa está sendo instalado no Maranhão”, afirmou o prefeito Solimar Alves de Oliveira.
Também participaram da apresentação do programa em Matões do Norte, o secretário de Articulação Institucional, Rodrigo Comerciário; a secretária de Igualdade Racial, Claudett Ribeiro; o secretário adjunto de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro), Jadson Medeiros; o secretário adjunto de Habitação das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Carlos Sampaio; o superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Maranhão, Jair Tannus; além de prefeitos e secretários municipais da região.
Os municípios que não estão inseridos nas Bacias hidrográficas dos rios Parnaíba, Mearim e Itapecuru, área de atuação da Codevasf, serão atendidos por meio de convênio assinado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e o Ministério do Desenvolvimento Social, órgão que também executa as ações do Programa Água para Todos.
Programa Água para Todos
O Programa Água para Todos faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, lançado em julho do ano passado pela presidente Dilma Rousseff. São beneficiárias as famílias que moram na zona rural e integrantes do Cadastro Único, que identifica as famílias que estão em situação de extrema pobreza e que possuem renda de até R$ 140,00 mensais.
A primeira fase do programa consiste na implantação de cisternas de polietileno para retenção e aproveitamento da água das chuvas, permitindo às famílias mais tranquilidade nos períodos de seca, facilitando o acesso a recursos hídricos para preparo de alimentos e higiene pessoal.
Já na segunda fase serão desenvolvidas ações com foco no armazenamento de água para produção de alimentos que promovam a segurança alimentar e nutricional das famílias, com geração de renda a partir da comercialização do excedente. (Vitória Castro)
Características técnicas das cisternas de polietileno
•Volume: 16.000 litros;
•Formato: cilíndrico;
•Espessura média das paredes:
entre 5 a 7mm;
•Diâmetro da base: 3,20m (3,50);
•Altura Total do Corpo: 2,30m ;
•Escavação de 80 cm de profundidade (70);
•Altura Livre: 1,60m;
•Peso: varia de 250 a 300kg;
•Vida útil de no mínimo 20 anos;
•Tampa com fechamento/travamento diminuindo a possibilidade de contaminação da água.
Comentários