Secretário Murilo Andrade descerra placa de inauguração da padaria da UPR Feminina
Internas durante as aulas do curso de panificação

Em menos de um mês da inauguração da panificadora na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) do Olho d’Água, o Governo do Maranhão prossegue com as ações de qualificação de detentos e, na manhã dessa terça-feira (29), inaugurou mais uma padaria no sistema penitenciário do Estado, desta vez na UPR Feminina de Pedrinhas.
“A inauguração de mais uma padaria, e a qualificação de mais pessoas privadas de liberdade, só demonstra o quanto o Governo do Estado, por meio da Sejap, tem feito diferença na vida de quem cumpre pena; e que esse trabalho só é possível por causa do comprometimento de cada um que compõe a equipe. Essa é uma preocupação do governador Flávio
Dino, dar atenção e garantir oportunidade a todos os maranhenses”, afirmou o secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), Murilo Andrade de Oliveira.
Para gerir o empreendimento, 20 internas fizeram o curso de bombons recheados, bolos, salgados e panificação, ministrado por técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa). A estimativa é que, por dia, sejam produzidos mais de 500 pães e pelo menos 2 mil salgados e bolos de vários tipos.
Com carga horária de 160 horas, o curso, que teve duração de um mês, contou com aulas práticas e teóricas. Num primeiro momento, as internas aprenderam sobre as boas práticas de manuseio dos alimentos e, na segunda etapa, elas foram instruídas sobre a prática de produção dos produtos, de forma específica.
A coordenadora de transformação de alimentos da Semapa, Fabiana Cantanhede, falou sobre o empenho das internas em querer aprender o ofício. “Todas as internas estão muito empolgadas e se dedicaram muito durante todo o curso em aprender a técnica de panificação; e agora estão prontas para começar o próprio negócio”, disse.Na oportunidade, as detentas aprenderam ainda sobre o aproveitamento integral de alimentos. Outros cursos que estão previstos para ocorrer, na segunda quinzena de janeiro, na UPR Feminina de Pedrinhas, é o de produção de sorvetes e de comidas típicas. Para tanto, o espaço para a montagem dos equipamentos já começou a ser preparado.

Sobre a panificadora
Totalmente estruturada e higienizada, a padaria possui equipamentos novos e modernos. Entre os disponíveis na padaria estão o forno de fermentação, a geladeira, o forno elétrico e o de gás, além do cilindro e da batedeira de bolo e pão. Um espaço amplo e bem iluminado para que as internas trabalhem dignamente.
“É muito gratificante essa oportunidade de qualificação que estão nos dando. O ambiente aqui é muito bom, e até terapêutico, porque nos mantém com a mente ocupada e nos dá a sensação de que o tempo passa depressa”, disse uma das internas, de 28 anos.
Na ocasião, houve a entrega dos certificados de conclusão de curso para as internas. Junto com representantes do Poder Judiciário e da Prefeitura de São Luís, o secretário da Sejap, Murilo Andrade de Oliveira, e o adjunto de Atendimento e Humanização Penitenciária, José Ribamar Cardoso Lima, entregaram os certificados.