Secretários Olga Simão e Hildo Rocha descerram placa, ao lado do reitor Natalino Salgado e do deputado Francisco Gomes

São Luís - A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) realizou, nessa sexta-feira (8), no prédio da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), em São Luís, a inauguração dos dois estúdios que atenderão aos cursos de capacitação do Programa Maranhão Profissional - Reforço Escolar. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre secretários de Estado, como o de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, representando a governadora Roseana Sarney, e reitores.
As telessalas já estão servindo para qualificar cerca de quatro mil pessoas em 11 municípios e 18 mil já foram beneficiados pela Educação à Distância (EAD). Para a secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Olga Simão, a inauguração é parte de ações que estão equipando os estúdios com o que há de mais moderno em termos de tecnologia usada para incrementar os cursos de EAD e a qualificação de mão-de-obra por meio do Maranhão Profissional.
“Estamos garantindo acesso à educação de qualidade e ao reforço escolar. Nosso propósito é alcançar o máximo de alunos maranhenses no interior, fazendo com que eles possam usufruir dos melhores profissionais e professores disponíveis no mercado”, afirmou Olga Simão. Na inauguração, secretária e os convidados puderam interagir com alunos dos cursos dos 11 Cetecmas espalhados pelo estado.
Também participaram da inauguração, os secretários de Estado Joaquim Haickel (Esporte e Lazer) e José Ribamar Vieira (Casa Militar); a presidenta da Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão Fapema, Rosane Guerra; o deputado estadual Francisco Gomes; o reitor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Natalino Salgado; os adjuntos da Sectec, José Ribamar Torres (Univima), Osvaldo Saavedra (Ciência e Tecnologia) e Fernando Lima (Maranhão Profissional); e o pró-reitor de Extensão de Pesquisa, Francisco Solon Lula Oliveira (Univima).
O secretário Hildo Rocha destacou a tecnologia de ponta utilizada nos estúdios. “Podemos observar que os resultados do EAD são bastante expressivos, principalmente nesse momento de crescimento e desenvolvimento por que passa o Maranhão. Por isso, estes estúdios em muito contribuíram para os jovens e a população entrarem no mercado de trabalho”.

Estúdios
Os novos estúdios da Sectec/Univima reúnem a tecnologia disponibilizada pelo estado para fazer chegar a todos os cidadãos maranhenses a qualificação necessária para a consolidação do Programa Maranhão Profissional, com geração de conteúdo via satélite, telas de interatividade e diversos recursos de multimídia.
Este ano, os estúdios transmitirão cursos de qualificação nas áreas de auxiliar administrativo, cuidador de idoso, informática nível intermediário, atendimento no varejo, auxiliar de contabilidade, gestão para o microempresário, formação de tutores, nutrição e saúde.
Serão oferecidos, ainda, 11 cursos técnicos do E-tec Brasil, uma parceria da Sectec com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema/Uemanet), a serem aplicados nos 11 Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecmas).
O Governo do Maranhão já oferece 2.760 vagas nos cursos técnicos de controle ambiental, guia de turismo, segurança do trabalho, rede de computadores, informática, contabilidade, serviços públicos, edificações, tecnologia de alimentos, planejamento e gestão de TI e manutenção automotiva.
“A partir da consolidação destes estúdios vamos expandir cada vez mais os cursos na Univima cujo objetivo é aumentar parcerias como a que foi feita com a Ufma por meio do qual será possível implantar a graduação dos cursos de licenciatura de Química e Biologia nos 11 Cetecmas contemplando 880 alunos nessas áreas”, destacou secretário adjunto da Sectec da Univima, José Torres.
Os estúdios proporcionarão também implantar o Programa Maranhão Profissional - Reforço Escolar em 97 escolas da Secretaria de Estado da Educação, ministrando aulas em EAD nas áreas de reforço para o Enem.
O trabalho é realizado em parceria com vários órgãos e instituições, entre as quais, Ministério da Ciência e Tecnologia, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industria (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Universidades Federal do Maranhão (Ufma) e Estadual do Maranhão (Uema), Polícia Militar do Maranhão, E-Tec Brasil e Defensoria Pública, entre outros.