Coordenadora do Fórum de Formação Docente, Silvia Léda ressalta importância de alinhar necessidade e oferta de cursos no estado

Representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Fórum Permanente de Apoio a Formação Docente do Maranhão se reuniram nesta sexta-feira (13), para discutir a oferta de cursos de formação continuada para profissionais da educação no estado. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Estado das Cidades, em São Luís.
Participaram da reunião representantes do Comitê Gestor Institucional de Formação Continuada de Instituições de Ensino Superior (IES) e do Sindicato dos Profissionais da Educação do Maranhão (Sinproesemma).
“É uma oportunidade ímpar para que possamos fazer uma análise dos cursos indicados pelos professores e pelas instituições de ensino superior no sentido de alinhar as necessidades do sistema educacional, na perspectiva de priorizar aqueles que tenham maior impacto nos resultados educacionais do ensino ofertado no Maranhão” ressaltou a secretária adjunta de Ensino da Seduc, Leuzinete Pereira.
Para Maria Gorete de Mesquita Costa Souza, representante do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), “as instituições de ensino superior e o governo estão trabalhando em conjunto para qualificar os profissionais docentes em busca da melhoria do ensino, cumprindo assim seu papel de social de instituição formadora”, disse.
Durante o encontro foi discutido o alinhamento da demanda indicada pelas escolas no sistema do PDDE interativo e o indicativo da oferta para essas demandas pelas instituições de ensino superior.
Segundo Henrique Gomes de Oliveira, representante do Sinproesemma, é importante atender a demanda dos professores. “Além de efetivar a transparência do fórum, é importante atender a demanda de cursos solicitados pelos professores, priorizando a necessidade das escolas”, destacou.      
A supervisora de capacitação de recursos humanos da Seduc e coordenadora do Fórum de Formação Docente, Silvia Léda informou que a entidade aprovou a oferta de cursos das IES, no sentido de elaborar o Plano de Ação Articulada de Formação 2015 e análise do Ministério da Educação (MEC). (Rociléa Dourado)