Alinhar iniciativas do Governo do Estado para desenvolver o setor turístico no Maranhão com estratégias dos hoteleiros para inserir seus empreendimentos no mercado competitivo foi o objetivo de encontro da secretária de Estado de Turismo, Delma Andrade, com o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira no Maranhão (ABIH-MA), João Barros, nessa quinta-feira (23), em São Luís.
Dentre os assuntos discutidos, a qualificação dos serviços turísticos oferecidos no Maranhão e a necessidade do setor privado observar seus negócios sob uma nova visão, adotando ideias e práticas que contribuam para maior conforto e bem-estar dos seus clientes. “A inovação, hoje, é um item presente e indispensável como peça chave da competitividade, sobretudo na área de serviços”, disse Delma Andrade ressaltando a diretriz do governo Flávio Dino no sentido de atrair mais turistas para o estado.
Para alcançar resultados, a secretária ressaltou a aproximação constante dos setores público e privado. “Manter-se competitivo no mercado é um dos maiores desafios do setor turístico, exige de todos os setores envolvidos doses extras de criatividade, esforço e investimento”, disse.
Com foco no investimento na qualificação dos serviços no Maranhão, a reunião avançou nas tratativas para a criação de um Termo de Cooperação Técnica entre Secretaria de Turismo e ABIH-MA. “Este será mais uma momento de união de esforços para garantir que o setor avance e juntos tenhamos o Maranhão em um novo patamar diante dos outros destinos brasileiros”, comentou Delma.
Questões sobre o turismo na capital do Estado, São Luís, também foram abordadas no encontro, entre as quais a despoluição das praias da cidade. O presidente da ABIH-MA, João Barros, afirmou que houve aumento na demanda por hospedagens nos empreendimentos hoteleiros e que a balneabilidade das praias é algo que impacta na decisão do cliente. A secretária Delma Andrade reafirmou o esforço do governo Flávio Dino em garantir a despoluição das praias da Avenida Litorânea.
“A retirada dos pontos de lançamento de esgoto nos Rio Claro e Pimenta, que desembocam nas praias, estão programadas para iniciarem em 30 dias. Deste o início da gestão, o presidente da Caema, Davi Telles, está empenhado para resolver esta questão que impacta diretamente não só os turistas, mas também toda a população de São Luís”, explicou.
Delma relembrou também do esforço para a despoluição da Lagoa da Jansen, que deverá começar a receber intervenções da Caema nos próximos 20 dias. “Até o fim de 2015 serão fechados 12 dos 27 pontos que lançam esgoto na lagoa”, detalhou a secretária.
Também participaram da reunião a secretária-adjunta de Relações Institucionais da Secretaria de Turismo do Maranhão, Glória Pinto; e a consultora Comercial e de Relações Institucionais da ABIH-MA, Renata Costa.
Publicado em Geral na Edição Nº 15364
Comentários