O Maranhão avança para a gestão intersetorial do Programa Bolsa Família (PBF). Técnicos do Governo do Estado e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) estiveram reunidos nessa quarta-feira (7), no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, para a efetiva implementação do Comitê Estadual Intersetorial do Programa Bolsa Família, cujo decreto de criação já foi assinado pela governadora Roseana Sarney e seus integrantes devem ser nomeados ainda na primeira quinzena deste mês.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), Fernando Fialho, definiu o primeiro encontro de trabalho com representantes de órgãos que compõem o Comitê Gestor do Bolsa Família, como um momento ímpar nessa ação que governo estadual promove para enfrentar os desafios no combate efetivo da pobreza extrema no Maranhão.
“Vamos, em conjunto, assegurar, com qualidade, o acesso das famílias maranhenses ao Bolsa Família em toda a sua integralidade e condicionantes: educação, saúde e assistência social”, afirmou Fialho ao informar que o Governo do Estado vai promover, em São Luís, um seminário com prefeitos, vice-prefeitos e vereadores (eleitos e reeleitos) dos 217 municípios do Maranhão, que deve contar com a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.
“Esse é um momento para trabalharmos uma agenda social e de desenvolvimento positiva. Com dados e indicadores sociais vamos definir metas pactuadas com os municípios para alavancar o desenvolvimento econômico e social do Maranhão”, ressaltou Fernando Fialho.
Presente à reunião, o secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy, refletiu como positivo o alinhamento e a transversalidade que está sendo posta em prática pela Sedes em todas as suas ações e programas. “Vamos ser um parceiro do Viva Oportunidades, programa essencial para a inserção social e produtiva de maranhenses que estão à margem da sociedade”, garantiu Heluy.
O Viva Oportunidades tem as mesmas linhas centrais do Brasil sem Miséria e foi lançado recentemente pela governadora, Roseana Sarney, e pela ministra Tereza Campello, tendo como meta a redução para menos de 10%, até o ano de 2015, o índice da pobreza extrema no Maranhão.
O diretor do Departamento de Condicionalidades, do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), Daniel Ximenes, elogiou a iniciativa do Governo do Maranhão e ressaltou a parceria que vem sendo viabilizada para uma gestão mais eficaz do Bolsa Família, que hoje contempla em todo o país, 14 milhões de brasileiros.
Ele orientou ainda para a utilização do Painel de Indicadores e do Sistema de Condicionalidades do Programa Bolsa Família (Sicon), ferramentas gerenciais que auxiliam uma melhor gestão do PBF. “Com esses sistemas, o gestor dispõe de informações confiáveis para o acompanhamento do Bolsa Família seja para tomar decisões, para corrigir possíveis falhas ou aprimorar a sua execução, e, consequentemente, os seus resultados”, refletiu.
Publicado em Geral na Edição Nº 14549
Comentários