Governador em exercício, Washington Luiz Oliveira, reunido com integrantes do Comitê dos Agentes de Saúde e Endemias

São Luís - O Governo do Estado vai beneficiar 17 mil agentes comunitários de saúde com qualificação profissional por meio do Programa Maranhão Profissional. O assunto foi um dos pontos da pauta da reunião do governador em exercício, Washington Luiz Oliveira, nessa quinta-feira (29), com integrantes do Comitê de Mobilização e Articulação dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, realizada no gabinete do Palácio dos Leões.
Durante a reunião, o governador em exercício lembrou que sempre teve uma ligação forte com os movimentos comunitários de saúde e destacou que a federação dos agentes comunitários vem fazendo um trabalho no sentido de capacitar e potencializar o trabalho desses profissionais, para que eles cada vez mais preste um bom serviço para a saúde pública no Estado, de forma preventiva.
“Portanto, acho que devia ser uma prioridade dos municípios uma atenção a esses agentes comunitários que desenvolvem esse trabalho lá na ponta, junto, dentro das casas das pessoas. É uma política importante do Sistema Único de Saúde, que é de responsabilidade dos municípios, financiado pelo governo federal e o Governo do Estado apoia isto”, disse Washington Oliveira.
Na reunião com o governador estavam presentes o presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado do Maranhão e presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Raimundo Henrique da Silva, o coordenador do comitê dos Agentes Comunitários, Sérgio Gutenberg Oliveira, além de representantes dos agentes comunitários dos municípios de Cachoeira Grande, Timon, Tuntum, Formosa da Serra Negra e Grajaú, entre outros municípios.
Além da qualificação profissional, os agentes também pediram o apoio do governo para a abertura da Escola do SUS para que possa capacitar esses profissionais e também um projeto de incentivo financeiro do Estado ao agente comunitário de saúde. “Nós estamos recebendo essa pauta e vamos trabalhar no sentido de buscar atender naquilo quer for da competência do Estado”, completou o governador em exercício.
O presidente do Comitê, Sérgio Gutenberg, agradeceu o governador por ter recebido a categoria. “Estamos aqui pedindo ao vice-governador e a governadora Roseana Sarney que tenha um olhar diferente para essa categoria. Sabemos da luta dos dois e vamos aguardar sabendo que nossas solicitações serão providenciadas”, disse.
Qualificação - Em relação à participação dos agentes comunitários no Programa Maranhão Profissional, Sérgio Gutenberg disse que será um grande benefício para a categoria. “Precisamos nos qualificar melhor e esse é um programa quer abre a porta para muitos trabalhadores”, observou.
O Programa Maranhão Profissional visa ampliar a quantidade e melhorar a qualidade da formação profissional de pessoas no estado. Por meio do Programa, o governo do Estado vai coordenar, através de ações integradas do poder público estadual com a iniciativa privada e as instituições de ensino públicas e privadas, a formação profissional de milhares de pessoas para atender uma demanda de 200 mil novas vagas de empregos.
O programa prevê ainda: a formação de docentes, o fortalecimento da estrutura física da rede de educação formal e do sistema de ciência, tecnologia e inovação do Estado. A meta é qualificar 400 mil trabalhadores maranhenses.