O secretário chefe da Casa Civil, João Abreu, representou a governadora Roseana Sarney, na solenidade de entrega, nessa quarta-feira (4), de caminhões-pipa a 13 municípios maranhenses que estão sofrendo os efeitos de estiagem. Participaram do ato, realizado no Palácio Henrique de La Rocque, o secretário extraordinário de Regularização Fundiária da Amazônia Legal do Desenvolvimento Agrário do Maranhão (MDA), Sérgio Lopes, e o delegado federal do MDA no Maranhão, Ney Jefferson Pereira Teixeira. Também presente o secretário de Estado de Assuntos Políticos, Ricardo Archer.
Os 71 municípios maranhenses que sofrem com a estiagem receberão caminhões-pipa e pás carregadeiras, para apoiar a agricultura familiar no estado. Os veículos são adquiridos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2.
Na aquisição dos veículos entregues nessa quarta-feira (4) foram investidos R$ 3 milhões. A ação, que beneficiará 156 mil moradores de áreas rurais dos 13 municípios, integra um conjunto de iniciativas dos governos estadual e federal para combater os efeitos da estiagem e melhorar a realidade da população rural, a partir da utilização desses veículos na manutenção de estradas vicinais e abastecimento de água em benefício das cidades que decretaram estado de emergência.
Após fazer a entrega simbólica da chave de um dos caminhões-pipa ao prefeito de Barra do Corda, Eric Costa, o secretário João Abreu destacou a parceria entre o Governo do Estado e o MDA, em benefício da população do estado. “Esta parceria vem se consolidando ao longo do tempo com ações concretas da entrega de vários equipamentos e que neste ato se amplia com esses 13 caminhões-pipa. O problema de estiagem no interior maranhense é sério e precisa de intervenções dos governos para minimizar o sofrimento da população”, declarou.
Além de Barra do Corda, receberam caminhão-pipa os municípios de Arari, Anapurus, Água Doce do Maranhão, Afonso Cunha, Aldeias Altas, Amarante do Maranhão, Barão de Grajaú, Chapadinha, Codó, Mirador, São João dos Patos e Sucupira do Riachão.
O secretário extraordinário de Regularização Fundiária da Amazônia Legal, Sérgio Lopes, destacou que o fortalecimento da agricultura familiar passa também pela viabilização de logística para o escoamento adequado da produção. Os equipamentos entregues se somam à estrutura de transporte, beneficiando a quem produz e assegurando alimentos mais baratos e mais saudáveis na mesa da população.
Sérgio Lopes lembrou que até agora já foram entregues 148 retroescavadeiras e 71 motoniveladoras a municípios maranhenses com menos de 50 mil habitantes. “Os caminhões-pipa e as pá carregadeiras que estamos entregando nesta nova etapa, são estratégias de convivência com a seca no semiárido”, disse o secretário, que também destacou a parceria do Governo do Estado neste projeto do Governo Federal.
O delegado federal de Desenvolvimento Agrário do Maranhão, Ney Jefferson Pereira Teixeira, observou que a entrega acontece num momento em que os municípios passam por uma grande necessidade de água. “A maioria destes municípios já recebeu retroescavadeiras e motoniveladores e esses caminhões-pipa veículo vêm complementar as ações para minimizar os efeitos da estiagem em nosso estado”, enfatizou.
Agradecimento
Os prefeitos contemplados com os caminhões agradeceram o benefício que, segundo eles, será de grande importância para a melhoria da qualidade de vida da população. “É uma parceria muito forte, essa dos governos estadual e federal com os municípios, que vai nos ajudar na recuperação das estradas vicinais”, assinalou o prefeito de Mirador, Joacy de Andrade Barros.
A prefeita de Sucupira do Riachão, Gilza Ribeiro, também falou o que representa para o município o recebimento dos veículos. “Nós já recebemos a motoniveladora e a retroescavadeira e agora recebendo o carro-pipa que vai melhorar a situação da população, carente de água, e na melhoria das nossas estradas da zona rural”, disse.
MUNICÍPIOS BENEFICIADOS
Barra do Corda
Arari
Anapurus
Água Doce do Maranhão
Afonso Cunha
Aldeias Altas
Amarante do Maranhão
Barão de Grajaú
Chapadinha
Codó
Mirador
São João dos Patos
Sucupira do Riachão
Publicado em Geral na Edição Nº 14824
Comentários