Diretora-geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, e o superintendente regional da Caixa, Emílio Carlos Murad, no ato de assinatura do convênio

O Governo do Maranhão, por meio do Departamento Estado de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), e a Caixa firmaram, nessa quarta-feira, 1º, convênio que viabilizará o CNH Rural, programa estadual que vai permitir aos trabalhadores rurais tirar, gratuitamente, a carteira de motorista na categoria A (motocicletas). A Caixa será a gestora financeira do programa e ficará responsável, entre outras demandas, o pagamento das autoescolas que aderirem ao programa.
A diretora-geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, disse que tudo vem sendo feito para garantir a transparência e segurança do investimento do Programa, que tem como meta habilitar 2.100 trabalhadores rurais em 2016.
“O CNH Rural é um dos mais importantes programas sociais do Governo do Maranhão, e vai atender a uma população, que precisa se regularizar. Sabemos que a grande maioria dos trabalhadores da zona rural já conduz motocicleta, mas não possui habilitação, o que colabora com a grande quantidade de acidentes com motos no Estado”, declara a diretora.
O convênio com a Caixa simplifica a manutenção do Programa. “Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) e Clínicas Médicas e Psicológicas que aderirem ao CNH Rural, terão uma conta na Caixa. “Sem burocracia, vão poder sacar o valor correspondente a cada etapa do processo de habilitação em qualquer terminal de atendimento eletrônico do banco”, afirmou o superintendente regional da Caixa, Emílio Carlos Murad.
A Caixa também vai ficar responsável pela divulgação oficial dos nomes dos candidatos a serem beneficiados pelo programa, que serão selecionados por meio da loteria federal, nos mesmos moldes do sorteio do Programa CNH Jovem.
Para ter acesso ao Programa CNH Rural, o trabalhador rural precisa ter idade superior a 21 anos e ter concluído o ensino fundamental. A distribuição das vagas será feita entre os 14 territórios rurais no Maranhão, segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, de forma que de cada região sejam contemplados 150 candidatos.

Dia D

O Detran-MA, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), realiza, na sexta-feira (03), o dia D de mobilização para as inscrições do programa CNH Rural. As inscrições para o CNH Rural começaram dia 2 de maio e, até agora, mais de 2.500 candidatos se inscreveram no programa.
Além dos técnicos da SAF e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), as ações do Dia D contam tem apoio de Sindicatos Rurais, funcionários das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e da equipe do Programa Mais IDH.