O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), concluiu as obras de reforma e ampliação da escola indígena bilíngue Guajajara, localizada na aldeia Maçaranduba, no município de Bom Jardim, na microrregião do Pindaré, distante 220 quilômetros de São Luís.
A obra era uma antiga reivindicação dos povos indígenas da região. Com a reforma e ampliação, a escolha ganhou banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais, três salas de aula, uma ampla sala para instalação do laboratório de informática.
Com a execução das obras, supervisionadas pelas superintendências de Engenharia e da Educação Indígena da Seduc, foram construídos novos espaços para cozinha, despensa para alimentação, área de vivência coberta, forro em PVC, piso em cerâmica, banheiros femininos e masculinos, e apartamento para professor não índio.
Depois da conclusão da reforma e ampliação, a escola indígena bilíngue Guajajara da aldeia Maçaranduba, foi entregue à comunidade escolar para funcionar em três turnos, com capacidade para atender 315 estudantes da educação escolar indígena.
Com a entrega da escola a Seduc deixa evidente que está empenhada em ofertar educação indígena de qualidade, respeitando as diversidades e etnias e valorizando o magistério indígena.
Publicado em Geral na Edição Nº 14273
Comentários