São Luís - A abertura do “Carnaval dos 400 Anos”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, acontece nesta quinta-feira (16). Com o tema “Abre alas Brasil que o Maranhão está chegando”, a festa terá cerca de 1.700 atrações, movimentará os Circuitos Praia Grande, Deodoro-Cajazeiras, São Pantaleão/Madre Deus, Vivas dos bairros e Avenida Litorânea até a Terça-feira Gorda (21).
Nas duas primeiras tardes/noites de folia, a concentração será na área do Centro Histórico. Nesta quinta-feira (16) e sexta-feira (17), a festança começará com Cortejo Carnavalesco. A concentração será às 17h, na Praça Deodoro (Centro), de onde os grupos seguem até a Praia Grande. No local, a folia continua com shows na Praça Nauro Machado e apresentações diversas no Canto da Cultura - sendo que, na sexta-feira (17), a programação será estendida também aos pontos da Praça da Faustina e da Casa do Maranhão.
“Os cortejos são um convite para que o folião venha brincar o Carnaval do Maranhão com muita alegria, comodidade e paz. Serão seis dias de uma grande folia, como só o maranhense sabe fazer, para celebrar o aniversário dos 400 anos de São Luís”, declarou o secretário de Cultura, Luís Henrique Bulcão.
Madre Deus
No sábado (18), a festa invade os circuitos Deodoro-Cajazeiras, São Pantaleão/Madre Deus, com atrações que incluem tambores de crioula, blocos tradicionais, organizados, afros, alternativos, tribos de índio, escolas de samba e muito mais.
A festa no Circuito Deodoro-Cajazeiras movimentará pontos já consagrados da folia, como o do Rialto e o Canto de Santana (Rua do Passeio). O roteiro festivo seguirá até a terça-feira (21).
Na Madre Deus, os grupos passarão pela Vila Gracinha, Praça da Saudade, Ponto do Gavião, Ponto do Meio, Ponto de Fuga, Portal do Ceprama e seguirão para a Casa das Minas. Os palcos montados para as apresentações, além das manifestações carnavalescas, receberão cantores e bandas maranhenses.
Avenida Litorânea
O reinado de Momo vai agitar a Avenida Litorânea de sábado (18) a terça-feira (21). A programação destaca shows de grupos de pagode, escolas de samba, blocos tradicionais e bandas que reúnem multidões e animam a folia nos bairros da Ilha.
No local, além do palco principal, com iluminação de alta tecnologia, painéis de LED e som de qualidade, há uma tenda gigante (7,20 metros de altura x 32 metros de comprimento x 12 metros de largura), com lona transparente e iluminação especial.
Em todos os espaços de festa - e áreas de acesso - a segurança estará reforçada. Os locais ganharão ainda banheiros químicos. Tudo para garantir conforto e comodidade ao folião. (Secom)
Comentários