São Luís - A governadora Roseana Sarney participou, na noite dessa quinta-feira (17), na casa de espetáculos Patrimônio (Centro Histórico), da apresentação do projeto de restauro do antigo casarão do Liceu Maranhense, que fica na Rua do Giz (Praia Grande), e onde será instalado o Museu da Língua Portuguesa do Maranhão. O prédio foi cedido pelo Governo do Estado à Vale, que fará a restauração, sendo esta uma das ações patrocinadas pela empresa para homenagear os 400 anos de São Luís.
Participaram do evento o vice-governador Washington Luiz Oliveira; os secretários de Estado Jura Filho (Turismo), Olga Simão (Cultura), Fábio Gondim (Gestão e Previdência), Ribamar Vieira (Casa Militar), Claudett Ribeiro (Igualdade Racial); o diretor da Fundação Vale, Ricardo Piquet; o diretor executivo de Logística da Vale, Humberto Freitas; a superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MA), Kátia Bogéa, representando a ministra Ana de Hollanda; entre outras autoridades.
Em seu discurso, a governadora Roseana Sarney lembrou a importância da parceria entre a Vale e o Governo do Estado, que proporcionará a criação do Museu da Língua Portuguesa do Maranhão, abrindo aos maranhenses um espaço de cultura diferenciado. Ela ressaltou ainda o destacado papel do estado pela tradição de uso correto da língua portuguesa.
“Maranhão, terra de escritores, poetas e trovadores, se orgulha de preservar as expressões originais que nos deram o título de Atenas Brasileira. O museu resgata a elegância da língua. Agradeço à Fundação Vale, ao Iphan, aos demais parceiros engajados na construção do Museu da Língua Portuguesa, além de elevar a mais sublime invenção humana: a palavra”, afirmou a governadora Roseana Sarney.
Para o diretor da Fundação Vale, Ricardo Piquet, a obra é a síntese de uma cultura que reúne um patrimônio material histórico restaurado, no Centro Histórico de São Luís, e ao lado de um imaterial, que é a língua portuguesa, com a criação do museu, que oferecerá experiências educativas e lúdicas.
“Dentro do lado cultural, fomos buscar um ícone da comunidade de São Luís para presentear a cidade nos seus 400 anos e junto com os parceiros escolhemos a língua portuguesa. Daí, o restauro e implantação do museu”, acrescentou Ricardo Piquet.
As obras do casarão já foram iniciadas e devem ser concluídas até o fim do ano. A instalação do projeto museográfico começará após a finalização do espaço físico, estando a inauguração prevista para dezembro de 2013. A previsão de investimento é de R$ 22 milhões, contando com recursos provenientes da Lei Rouanet de incentivo à cultura.
Num misto de aprendizagem e diversão, o Museu da Língua Portuguesa – Maranhão provocará ao visitante de todas as idades – em especial ao estudante – “encarar” a Língua Portuguesa como um elemento essencial da cultura brasileira ao ressaltar aspectos regionais de São Luís e do Maranhão. Na ocasião do lançamento, foram entregues medalhas alusivas à obra e ao quarto centenário de São Luís. (Marcelo Sirkis)
Publicado em Geral na Edição Nº 14406
Comentários