Governador Flávio Dino entregou obras importantes para os moradores de Itapecuru Mirim, como o Cras e o Creas

Mais dois equipamentos públicos socioassistenciais foram entregues pelo Governo do Maranhão na última quinta-feira (2). Desta vez, uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e uma do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) foram entregues ao município de Itapecuru Mirim, localizado a 80 km de São Luís.
A solenidade de entrega das unidades contou com a presença do governador Flávio Dino e do secretário estadual do Desenvolvimento Social (Sedes), Neto Evangelista, que descerraram a placa de inauguração entregando oficialmente o Cras e o Creas ao município.
“Os Centros de Referência servem para atender todas as famílias em situação de vulnerabilidade social. São a garantia de que a população está sendo amparada pelo poder público, por meio da oferta de serviços que são essenciais para a proteção dos direitos e da dignidade de cada cidadão”, destacou o governador.

Entregas em todo o estado

Além dos equipamentos entregues em Itapecuru, foram inauguradas as unidades de Cajari, Arari, Viana e Penalva. Neste sábado (4), serão entregues equipamentos sociais em Santa Inês e em Olinda Nova do Maranhão. Um total de 90 equipamentos sociais já foram entregues pelo gestão estadual nos últimos dois anos.
“Todas as unidades estão sendo entregues à gestão municipal com estrutura e equipamentos necessários para que a população receba atendimento adequado. Estamos inaugurando Centros em todo o Maranhão, a fim de expandir os serviços de proteção social ofertados pelas unidades, garantindo justamente o direito das famílias maranhenses ao acesso às políticas públicas de Assistência Social”, ressaltou o secretário Neto Evangelista.
Para a universitária Ana Jéssica Neves, a instalação dos equipamentos sociais no bairro Torre, em Itapecuru, era de grande necessidade, devido ao número de famílias que dependem dos serviços que são ofertados. “A comunidade agradece a escolha desse bairro para a instalação do Cras e do Creas, pois aqui há muitas famílias que precisam dos serviços socioassistenciais. Também ficamos felizes porque a partir de agora as unidades estão em local fixo, antes, com a mudança da gestão municipal a cada quatro anos, os Centros mudavam de endereço e, agora, independente de eleição, saberemos sempre onde buscar ajuda e informações”, disse Ana Jéssica Neves.

Sedes em Itapecuru

Além dos Centros de Referência, que irão beneficiar diretamente cerca de mil famílias por ano, outros programas e ações estão sendo desenvolvidas em Itapecuru Mirim pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).
Na área de transferência de renda, mais de 11,3 mil estudantes da rede pública de ensino são beneficiários do programa Bolsa Escola, implantado pelo governador Flávio Dino. Para que seja possível a compra de materiais escolares, em oito comércios locais credenciados pelo programa, foi realizado um repasse de R$ 581.298. Na próxima terça-feira (7), o município irá sediar o Encontro Regional Intersetorial do Bolsa Família.
Na área de assistência social, além do aporte de R$ 80 mil destinados para o cofinanciamento de benefícios para Proteção Básica, recentemente, o município aderiu ao mais novo programa do Governo Federal, o ‘Criança Feliz’, que será executado pela Sedes, voltado para gestantes, crianças de até 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Já na Segurança Alimentar e Nutricional, Itapecuru foi contemplada com kits para as Centrais de Abastecimento da Agricultura Familiar compostos por um caminhão-baú frigorífico, uma balança eletrônica de 30kg e outra de piso móvel de 300kg, freezer horizontal e vertical, pallets, computador, impressora a laser, além de cadeiras e mesas. Tudo visando o escoamento adequado dos produtos da agricultura familiar e garantindo comida de qualidade à população.