Governador Flavio Dino na entrega do portico da UEMA

O governador Flávio Dino inaugurou, na manhã dessa terça-feira (23), o pórtico de acesso do Campus Universitário Paulo VI, sede da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em São Luís. A nova entrada oferece mais fluidez e segurança na passagem e circulação da comunidade universitária, além de valorizar um dos principais espaços de produção de conhecimento do Maranhão.
“A UEMA é um dos caminhos de realização de justiça social, de combate à desigualdade e de abertura de oportunidades no Maranhão. E por ser pública, por ser de todos, precisa ser grandiosa, acolhedora, tem que dizer a todo tempo boas-vindas. E isso se traduz de múltiplas formas, inclusive na arquitetura do pórtico”, reconheceu o governador Flávio Dino.
Na oportunidade, Flávio Dino registrou os avanços obtidos pela universidade nos últimos anos, como a ampliação dos quadros de discentes e docentes. “Desde o início temos investido muito na UEMA, com a nomeação de 122 novos professores, somente em nosso mandato, para que a universidade possa recompor seus recursos humanos”, disse.
“Temos ampliado vagas de pós-graduação, de graduação, que representam mais de 40% de crescimento de vagas gratuitas para a juventude do nosso estado. Uma sinalização da valorização do ensino superior, do pensamento, da reflexão que são valores que o Brasil tanto precisa no momento atual”, afirmou Flávio Dino.
Para o reitor da UEMA, Gustavo Costa, a entrega do novo pórtico representa mais um equipamento em favor dos maranhenses. “O pórtico é a entrada principal de um templo e a UEMA é a universidade pública de todos os maranhenses, um templo do conhecimento, da ciência, dos saberes populares e da memória do povo do Maranhão. Aqui não só começa o campus universitário, aqui começa o sonho e esperança de maranhenses de todo o estado”, garantiu.
Durante a solenidade, o governador Flávio Dino anunciou a construção do novo Centro de Convenções da UEMA, uma demanda antiga da comunidade universitária. Desde 2015, foram investidos mais de R$ 40 milhões em obras de infraestrutura e mobilidade na universidade, como construção e reforma de prédios e laboratórios de ensino e pesquisa em diversos campi, além de asfaltamento nas vias da universidade.