Acompanhar e monitorar as ações referentes aos padrões de ensino e aprendizagem. Esse foi o foco do 3º Encontro Temático de gestores regionais de educação do Maranhão, que aconteceu até essa quarta-feira (23), em São Luís. O evento é fruto da parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc) e o Instituto Ayrton Senna (IAS).
A abertura do encontro foi realizada nessa terça-feira (22) no auditório da Seduc e contou com a presença do secretário de Educação, João Bernardo Bringel, e da gerente de projetos do IAS, Rita Paulon.
Na ocasião, foi discutida a importância de socialização dos resultados alcançados pelas regionais de educação com a implantação das diretrizes curriculares nas escolas de todo Maranhão.
“A ideia é fomentar as discussões sobre a importância das competências na prática pedagógica do dia-a-dia do professor em sala de aula. Ressaltando que as competências cognitivas são indissociáveis das sócio-emocionais”, enfatizou Rita Paulon.
Segundo o gestor da Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha, Jânio Rocha Ayres Teles, o encontro visa estabelecer um direcionamento. “O encontro é de suma importância para o direcionamento mais objetivo das ações educativas das UREs para serem efetivadas no nas escolas da rede estadual do Estado”, destacou.
Durante a programação serão abordadas questões como: implantação e capacitação sobre as Diretrizes Curriculares realizada nas UREs; acompanhamento e monitoramentos das escolas; ações de fortalecimento do sistema educacional: municipalização do ensino fundamental, alimentação e transporte escolar, recursos humanos, prestação de contas, planejamento estratégico, suporte ao sistema educacional e tecnologia; além de oficina para elaboração do plano de ações e metas das UREs.
O encontro está acontecendo no auditório da Fundação da Memória Republicana, no Convento das Mercês. (Rociléa Dourado-Secom)
Publicado em Geral na Edição Nº 14986
Comentários