Traçar as novas metas e projetos do sistema prisional para 2017 foi a proposta da 2ª edição da ‘Reunião Gerencial’ realizada, nessa segunda-feira (12), pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). A iniciativa reuniu diretores das unidades prisionais, diretores administrativos e demais servidores do sistema penitenciário, mostrando os avanços alcançados nesses 23 meses de gestão no âmbito administrativo, da segurança e da humanização.
A reunião serviu, também, para alinhar junto às secretarias adjuntas da pasta os trabalhos desenvolvidos nos estabelecimentos penais no que compete a cada uma delas. A subsecretária da Seap, Ana Luísa Falcão, iniciou o encontro falando sobre os progressos alcançados no sistema carcerário, durante a gestão do governador Flávio Dino.
“Temos consciência das ações que já foram feitas, em tão pouco tempo, em prol do sistema penitenciário, como, por exemplo, a reestruturação das unidades, com a construção e reforma e ampliação dos presídios. Mas sabemos que muito ainda precisa ser feito e, para tal, é necessário que os trabalhos sejam alinhados entre todos os setores; e esta é uma boa oportunidade”, afirmou.
Outro ponto destacado na Reunião Gerencial 2016 foi a humanização penitenciária. Foram mais de 50 mil atendimentos de saúde realizados, e mais de 80 oficinas de trabalho como, por exemplo, oficinas de confecção de vassouras feitas de garrafas pet, produção de chinelos, malharias, serigrafias, padarias, hortas, entre outras. Os investimentos em educação nos presídios também geraram aumento de 185% de internos inscritos no Enem.
A aquisição de 30 novas viaturas, instalação do sistema VoIP, o que torna mais célere a comunicação interna institucional entre os servidores, a realização do Concurso Público para 100 novos agentes penitenciários efetivos, com formatura de 235; capacitação contínua dos servidores, e a abertura de novas vagas no sistema foram outros avanços significativos alcançados pela gestão.
AMI
Na ocasião, houve também a apresentação da Assessoria de Modernização Institucional (AMI). Criada há nove meses pelo secretário titular da Seap, Murilo Andrade de Oliveira, a AMI é responsável por todas as ações de modernização do sistema penitenciário que perpassam pela padronização do procedimento das áreas administrativa, de segurança, e de atendimento.
Para finalizar a reunião, a Supervisão de Gestão de Pessoas (SGP) tirou as dúvidas dos servidores sobre aposentadoria, férias, gratificações, e outros direitos alusivos ao servidor carcerário. A Reunião Gerencial 2016 tem encerramento na manhã desta terça-feira (13), no auditório da Casa Civil, no Palácio Henrique de La Rocque, bairro Calhau.
Gespri
A 2ª edição da Reunião Gerencial será encerrada com a entrega do prêmio ‘Gestão por Resultados do Sistema Prisional (Gespri)’, que reconhece as unidades prisionais que mais se destacaram no ano, levando em consideração um perfil de referência a ser alcançado pelo referido estabelecimento penal. Entre os quesitos avaliados pela gestão prisional estão a promoção de projetos de ressocialização, e o alcance de metas nas áreas de segurança, atendimento e humanização.
Comentários