O desembargador Lourival Serejo, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, está se reunindo com gerentes de processos de eleições para conhecer as melhorias que estão sendo sugeridas por eles com vistas a tornar a execução do processo eleitoral 2016 mais eficiente e eficaz.
No final do mês de junho, o corregedor pediu a todos os gerentes de processos de eleições que eles, juntamente com a Coordenadoria de Planejamento, Estratégia e Gestão, identificassem os problemas enfrentados em anos anteriores e apontassem maneiras de superá-los para que o trabalho seja facilitado, além de mapeado.
A primeira apresentação ocorreu na tarde dessa terça-feira, 25 de agosto. Os servidores Egídio Carvalho (SEADE) e Welligton da Silva Moraes (SEBAN), gerente e substituto do processo de pontos avançados de transmissão, fizeram uma breve demonstração de como funcionam os PATs, da legislação que precisa para definir o quantitativo necessário no Maranhão, as peculiaridades de maré que o estado registra e as dificuldades encontradas para transmissão dos dados via satélite no dia das eleições, entre outras questões.
Em termos de melhoria, eles sugeriram que seja entregue um manual de procedimentos aos técnicos escolhidos para funcionar nos PATS, que deve possuir informações de telefones úteis, locais mais próximos de onde a transmissão pode ser feita, tempo de deslocamento, possíveis erros que o sistema ou equipamentos podem apresentar e como corrigi-los, por exemplo.
Para Lourival Serejo, esta etapa de apresentações o ajudará a tomar decisões relativas aos processos de eleições, além de envolvê-lo no planejamento como um todo. O juiz Júlio Praseres (auxiliar da Corregedoria), os coordenadores Gualter Lopes (COSIS) e Karla Abdala (COPEG) e os assessores Gilson Borges (CRE), Magna Sousa (CRE) e Danielle Cavaignac (ASCOM) também participaram desta apresentação.
No total, são 27 processos de eleições: fechamento do cadastro; recrutamento e seleção; mesário; serviço extraordinário; segurança; comunicação; diplomação; veículos; suprimento de fundos; mesário voluntário; totalização; oficial de justiça; capacitação; votação paralela; logística de urnas; urnas; geração de mídias; PATs; contratações; reuniões de juízes e chefes de cartórios; avaliações; registro de candidaturas; terceirizados; carga e lacre; juntas especiais; propaganda e fiscalização; e prestação de contas.
Publicado em Geral na Edição Nº 15393
Comentários