Muitos empresários ainda têm dúvidas sobre a importância e a necessidade de gerenciar projetos nas organizações. Se você acha que isso nunca se encaixaria na sua empresa, provavelmente pode estar perdendo mercado rapidamente, por alguém que saiu na frente e pode estar ganhando seu espaço.
Quando falamos de projetos, pensa-se logo em algo complexo, isso é um erro, pois um projeto pode estar envolvido com atividades simples do dia-a-dia. Uma ideia que ficou esquecida, ou aquela informação que demorou a chegar por depender de terceiros, ou ainda um processo que se perdeu por não ter um controle de etapas. Estes são alguns dos fatores comuns dentre as empresas que não conseguem se desenvolver por falta de gestão em seus processos e projetos.
Quando as ideias são organizadas e divididas em tarefas e prazos, passamos a ter um projeto. Depois disso é iniciar a execução, ou seja, botar em prática. A gestão correta dos projetos traz benefícios para a organização e pode ser utilizada para solucionar problemas e tomar decisões.
O gerente de Projetos possibilita à organização ter uma visão do futuro estabelecendo estratégias e motivando e inspirando os esforços da equipe. E para atender esse mercado a FGV oferece o curso de MBA em Gerenciamento de Projetos. O curso é um dos mais procurados no Maranhão. Em São Luís mais de 20 turmas já foram formadas na área e agora o Isan – Instituto Superior de Administração e Negócios, que representa a FGV no Estado, ampliou sua cartela de cursos também para a Região Tocantina. Em Imperatriz a FGV abriu recentemente vagas para a segunda turma de Gerenciamento de Projetos, que tem início confirmado das aulas para o dia 30 de outubro.
Quem participou da primeira turma na cidade, como Sérgio Ribeiro e Silva, da divisão de transmissão da Eletronorte, em Imperatriz, já percebeu os resultados na prática. “O MBA em Gerenciamento de Projetos foi um marco em minha vida. Possibilitou-me conhecer um mundo novo, em que ferramentas e técnicas já consagradas no meio empresarial e outras inovadoras passaram a ser uma constante no meu dia-a-dia de trabalho”, Afirmou Sérgio Ribeiro, ex-aluno do MBA em Gerenciamento de Projetos da FGV.
Para o coordenador do Curso da FGV em Gerenciamento de Projetos, Mestre Edmarson Bacelar Mota, gerenciar de forma adequada os projetos dentro da empresa traz benefícios financeiros e de crescimento em pouco prazo e principalmente na questão de sobrevivência da organização no mercado competitivo, trazendo um diferencial na forma de gerenciá-la.
Com a gestão de projetos implantada na empresa, os projetos têm maior probabilidade de obterem sucesso e de forma mais rápida. Sem o gerenciamento, as chances de alguma etapa ser esquecida, ou até de o projeto parar, aumentam.