Nos últimos anos, o Brasil tem visto sua população, inclusive suas crianças, passar por um processo conhecido como transição nutricional: os casos de sobrepeso e obesidade vêm aumentando de forma acelerada enquanto os casos de desnutrição vêm diminuindo. Apesar dessa tendência, a desnutrição continua sendo uma das causas da mortalidade infantil e na infância, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.
Diante desse cenário, a Fundação Abrinq – Save the Children desenvolveu o Projeto Hábitos Alimentares Saudáveis no Norte e Nordeste, cujo objetivo era contribuir para a saúde e a nutrição de crianças de 0 a 5 anos residentes em 16 municípios de três estados (Maranhão, Pará e Tocantins).
Com essa experiência de campo finalizada, a Fundação Abrinq decide elaborar as cartilhas “O Agente Comunitário de Saúde na Promoção de Hábitos Alimentares Saudáveis” e “O Professor na Promoção de Hábitos Alimentares Saudáveis” cujo o objetivo é auxiliar os agentes comunitários de saúde e os professores da Educação Infantil a desenvolverem seu trabalho de forma mais aprimorada e a promover hábitos alimentares saudáveis entre as crianças de 0 a 5 anos e suas famílias.
O evento, que acontecerá em 30/7, às 9h30, no Auditório Centro de Ciências Agrárias e Ambientais – Campus Universitário da UFMA, contará com a palestra “Alimentação adequada e segurança alimentar e nutricional: como e por que os municípios devem garantir esses direitos para suas crianças?”, ministrada pela Professora Mestre Deysianne Costa das Chagas, consultora do projeto e uma das autoras das cartilhas. A palestra será sucedida por uma dinâmica sobre segurança alimentar e nutricional e pela entrega das cartilhas para os agentes comunitários de saúde e dos professores da Educação Infantil que estiverem presentes.
O Projeto Hábitos Alimentares Saudáveis no Norte e Nordeste
Tem como objetivo contribuir com a saúde e a nutrição das crianças de 0 a 5 anos em 10 municípios das regiões Norte e Nordeste, com alta incidência de desnutrição, promovendo hábitos alimentares saudáveis em crianças de creches e pré-escolas e a valorização de alimentos regionais na alimentação infantil.
Resultados em 2013
7.878 crianças de 0 a 5 anos participantes
808 pais participantes
118 cozinheiras e merendeiras capacitadas
236 profissionais da saúde capacitados
32 membros de Conselhos Alimentares Escolares (CAE) capacitados
301 professores da Educação Infantil capacitados
1.450.000 pessoas tiveram acesso à campanha de rádio que abordou os temas saúde materna e sobrevivência da criança.
Sobre a Fundação Abrinq
Criada em 1990, é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.
Desde 2010 é representante da Save the Children no Brasil e com esta parceria foi capaz de potencializar sua ação na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. A organização possui escritórios em São Paulo (SP), Recife (PE) e Petrolina (PE) e os seus programas estão organizados em quatro eixos: educação, emergência, proteção, saúde.
Comentários