Divulgar informações do 4º Encontro do Fórum Nacional de Educação (FNE) e discutir estratégias e metas para 2014 foi o foco principal da reunião do Fórum Estadual de Educação, realizada na sexta-feira (21), no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em São Luís.
Durante a reunião, o secretário-adjunto de Gestão Institucional da Seduc e presidente do Fórum Estadual de Educação, Luiz Fernando Araújo da Silva, destacou as atividades do 4º Encontro do FNE, realizada em Brasília, na última quinta-feira. Ele assegurou apoio à nota pública do Fórum Nacional de Educação à Câmara dos Deputados em defesa dos conteúdos do documento final da Conae, que trata do novo Plano Nacional de Educação.  
“O 4º Encontro do FNE com os Fóruns Estaduais de Educação teve entre os objetivos elaborar uma agenda de ação do Fórum Nacional e dos fóruns estaduais. Entre as propostas estava o debate do documento-base, texto de discussão da etapa nacional, construído a partir da sistematização das emendas enviadas pelos Estados ao Fórum Nacional de Educação, pelas entidades que compõem o FNE e os FEEs”, disse o secretário e presidente do Fórum Estadual de Educação.
Fernando Silva falou ainda do apoio irrestrito do Fórum Estadual do Maranhão a 21ª Nota Pública do Fórum Nacional de Educação. “O FNE do Maranhão apoia sem restrição esta nota que será encaminhada à Câmara dos Deputados em defesa dos conteúdos do documento final da Conae 2010, no projeto de lei do Novo Plano Nacional de Educação em etapa terminativa de tramitação no congresso”, observou.     
Na próxima terça-feira (25), às 14h, na Câmara dos Deputados, a Comissão Especial que analisa o projeto do Plano Nacional de Educação (PNE) (PL 8.035/10) realizará uma audiência pública. Na ocasião o Fórum Nacional de Educação enviará um representante oficial que reforçará a 21ª Nota Pública, do dia 24 de janeiro, que trata da tramitação.
A carta resume as discussões feitas durante este 4º Encontro. Entre os itens, está à agilidade, por parte do Ministério da Educação, da publicação da portaria de convocação da Conae, adiada para 19 a 23 de novembro deste ano.