As forças de Segurança Pública do Estado mobilizadas já se encontram distribuídas por todo o Maranhão para garantir a tranquilidade das Eleições 2012, neste domingo (7). Desde o início da semana, policiais militares e civis se deslocaram em direção a diversos municípios maranhenses a fim de manter a segurança durante a realização do pleito.
Foi montado um plano, já em andamento, que se estenderá até segunda-feira (8). O secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, apresentou as estratégias adotadas durante reunião entre representantes dos órgãos de segurança atuantes no Maranhão, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), na quarta-feira (3).
Aluísio Mendes afirmou que todos os municípios que necessitam de uma atenção especial terão reforço garantido para que não ocorram incidentes. "Montamos o plano mais completo dos últimos anos, abrangendo todas as cidades, para que nossa população tenha segurança durante o período eleitoral. Para as ações policiais estão mobilizadas além das forças estaduais, como as polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros, a PF, a PRF, e o Exército", ressaltou.

Portaria
O secretário expediu a Portaria de Nº 926/2012, que dispõe sobre a proibição de comercialização e consumo de bebidas alcoólicas ou de substâncias de efeitos semelhantes em locais públicos ou de acesso público como bares, restaurantes, boates e congêneres de todo o Maranhão durante a semana do período eleitoral.
A resolução já está em vigor desde na terça-feira (2), com vigência a até meia-noite de segunda-feira (8). O documento visa garantir a tranquilidade de toda a sociedade e a manutenção da ordem pública durante o exercício da cidadania.
"A determinação atende a uma solicitação dos juízes eleitorais de coibir o uso e venda de bebidas alcoólicas com cinco dias de antecedência do pleito. Até em função do histórico existente neste período e de toda a disputa eleitoral vigente", disse Mendes.
O cidadão que descumprir a determinação será autuado pelo crime de desobediência previsto no Artigo 330, do Código Penal Brasileiro. O infrator pego em flagrante será imediatamente encaminhado com a prova material do delito até a delegacia mais próxima para adoção dos procedimentos policiais pertinentes. A Polícia Civil, a Polícia Militar, juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), deverão fazer a fiscalização dos estabelecimentos comerciais.

Região Metropolitana São Luís
Em São Luís, o superintendente de Polícia Civil da Capital (SPCC), Sebastião Uchoa, afirmou que estarão disponíveis os quatro plantões (Beira-Mar, Cidade Operária, Cohatrac e Vila Embratel) para atendimento à população durante 24 horas por dia, somadas, ainda às delegacias Especializadas da Raposa, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Maiobão.
De acordo com Uchoa, no Dia D das eleições serão disponibilizados, somente na capital maranhense, 10 delegados plantonistas, 10 escrivães e 70 investigadores de Polícia Civil.
"A Polícia Civil já fez a notificação de alguns estabelecimentos e eventos, alertando-os quanto à venda e ao consumo de bebida alcoólica. Vamos ter várias equipes policiais fiscalizando o cumprimento da Lei Seca. A população também pode ajudar a polícia, denunciando estes locais que estejam descumprindo o que determina a legislação do pleito eleitoral", disse.
Já a Polícia Militar contará com o apoio de 1.100 mil homens distribuídos entre os Batalhões e Companhias Independentes. Serão 800 policiais militares  empregados diretamente nas atividades relacionadas às eleições e mais 300 da Ronda da Comunidade. A PM utilizará ainda o Batalhão de Choque e a Cavalaria, oferecendo reforço policial em toda a Região Metropolitana de São Luís com atuação em ações presenciais, de patrulhamento ostensivo e repressivo e fiscalização.
O comandante de Policiamento Metropolitano, coronel Jefferson Telles, afirmou que irá dispor de policiais militares de reserva para emprego efetivo em eventuais ocorrências. "A PM montou um planejamento com atenção especial aos locais de votação e áreas próximas, incluindo os bairros mapeados com maiores registros de delitos. Vamos combater também a boca de urna".

Ação no interior
O superintendente de Polícia Civil do Interior (SPCI), delegado Jair Lima de Paiva, garantiu a distribuição de efetivo policial nas regiões consideradas críticas. Segundo ele, foram disponibilizados policiais lotados nas delegacias regionais para as localidades menores do interior do Maranhão.
O embarque dos policias civis rumo ao interior do Maranhão aconteceu durante toda a quinta-feira (4). Foram empregados também policiais da capital que se dirigiram a diversas localidades do interior totalizando 240 agentes da Polícia Civil, entre delegados, escrivães e investigadores. Todas as delegacias regionais ficarão de plantão no fim de semana.
A Polícia Militar, por sua vez, disponibilizou 1.206 mil homens, somente da Região Metropolitana de São Luís, para reforçar o quantitativo no interior, totalizando 3.910 mil militares distribuídos em 213 municípios maranhenses durante as eleições.
O Grupo Tático Aéreo (GTA) irá deslocar uma aeronave para o município de Imperatriz, que ficará de prontidão durante todo o pleito eleitoral para atender com mais rapidez, caso ocorra algum incidente, as cidades da Região Tocantina.

Comitê de Gerenciamento
Durante a reunião no TRE, ficou definida a formação de um Comitê de Gerenciamento de Crises, uma espécie de núcleo de extensão para o acompanhamento das eleições, constituído por membros das principais instituições da Segurança Pública que atuam no Maranhão. Durante as ações, os integrantes do Comitê estarão coordenando as ações de seus contingentes.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP), disponibiliza ao cidadão a Central do 190 para recebimento de informações e/ou denúncias de quaisquer evento criminal. Há ainda o atendimento pelo Disque Denúncia nos telefones (98) 3223-5800 para capital e 0300 313 5800 para o interior.