Fiscais da Defesa Vegetal em Balsas atenderam, no último sábado (27), um acidente na BR-230, no município de Balsas, região Sul do estado, que envolveu um caminhão carregado com 30 mil litros de agrotóxicos e que provocou danos em 40 caixas de papelão e seis tambores de plástico do produto. Houve um pequeno vazamento de agrotóxico, que logo foi contido pelos funcionários da empresa, com orientação dos fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged).
O acidente ocorreu no início da manhã, quando um caminhão da empresa de transportes Progresso, que levava uma carga de 30 mil litros de agrotóxicos, tombou no quilômetro 417 da BR-230, depois que foi fechado por uma caminhonete.
Os produtos estavam acondicionados em caixas de papelão e em tambores de plásticos com capacidade para 20 litros cada um. Segundo o fiscal estadual agropecuário, Eugênio Pires, no momento do acidente alguns tambores arrebentaram, provocando um pequeno vazamento. Os produtos pertenciam à empresa Syngenta, de São Paulo. O restante da carga foi transferido para outro caminhão da empresa transportadora.
“Essa é a primeira vez, em sete anos de fiscalização, na região de Balsas, que atendemos um acidente dessa gravidade, com caminhão transportador de agrotóxicos. Ainda bem que próximo ao local do acidente não havia nenhuma nascente, não havendo danos ambientais. Isso foi possível graças à rapidez da equipe local, que isolou a área e conteve os vazamentos em alguns tambores, juntamente com funcionários da empresa transportadora, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar”, explicou Eugênio Pires.
Publicado em Geral na Edição Nº 14543
Comentários